Lula diz que fará cirurgia no quadril depois de 26 de setembro
Publicada em
Atualizada em
Por Pedro Fonseca
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que vai se preparar para ser submetido a uma cirurgia no quadril depois que retornar ao país de sua última viagem internacional este ano e após receber o presidente do Vietnã em Brasília em 26 de setembro.
Lula, de 77 anos, tem sofrido com uma artrose na cabeça do fêmur, que é um desgaste na cartilagem que reveste a articulação entre o osso da perna e o quadril, e acontece normalmente com a idade. O presidente, que passou recentemente por uma infiltração no quadril para aliviar as dores, já havia anunciado que seria operado, afirmando que o momento mais provável era outubro.
'Desde o ano passado estou sendo instigado a fazer uma cirurgia no quadril e não quis fazer. Primeiro não quis fazer porque estava em campanha e ganhei as eleições. Depois eu falei: ´não posso parar agora e ir para o hospital, preciso governar esse país´', disse Lula em discurso durante visita a obras do projeto de integração do Rio São Francisco no Rio Grande do Norte.
O presidente afirmou que sua última viagem internacional este ano será neste mês, quando viajará a Cuba para participar de encontro do G77 -- grupo de nações em desenvolvimento -- e irá a Nova York para a Assembleia Geral da ONU, que acontece de 17 a 21 de setembro.
'Quando voltar vou receber o presidente do Vietnã dia 26, e aí eu vou me preparar para fazer a tal da cirurgia. Eu vou parar porque quero confessar que essa dor dói de manhã, dói de dia, dói sentado, dói em pé, dói deitado, e não tem remédio, o remédio é operar. Muitas vezes eu fico em pé e sabe Deus a dor que estou sentindo', afirmou.
Antes dessa última viagem do ano, Lula irá na próxima semana à Índia para participar de cúpula de chefes de Estado e governo do G20, na qual o Brasil receberá pela primeira vez a Presidência do bloco.
Lula disse que decidiu 'cuidar da saúde' porque ainda quer 'correr muito esse Brasil porque ainda tem muita obra para fazer'.
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO