Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula diz que país trabalha em linha abrangente para exportações à Argentina e defende moeda de referência

Placeholder - loading - Lula e Fernández se reúnem no Palácio do Planalto 26/06/2023 REUTERS/Adriano Machado
Lula e Fernández se reúnem no Palácio do Planalto 26/06/2023 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, após reunião com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, que o Brasil trabalha em uma linha abrangente para exportações ao país vizinho.

O presidente brasileiro voltou a defender uma moeda de referência para o comércio entre os dois países.

'Hoje adotamos um ambicioso Plano de Ação para o Relançamento da Aliança Estratégica', disse Lula, citando que quase 100 ações constituem o projeto de desenvolvimento conjunto.

'Estamos trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente das exportações brasileiras para a Argentina', afirmou, dizendo-se 'muito satisfeito com as perspectivas positivas de financiamento do BNDES à exportação de produtos para a construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner'.

Lula e Fernández vêm defendendo o desenvolvimento de uma moeda regional para o comércio internacional. O presidente brasileiro também vem trabalhando pela integração da América do Sul.

'Precisamos avançar nessa direção, com novas e criativas soluções que permitam maior integração financeira e facilitem nossas trocas. Entre as opções está a adoção de uma moeda de referência específica para o comércio regional que não eliminará as respectivas moedas nacionais', disse o presidente Lula nesta segunda-feira.

Em maio, Lula foi o anfitrião de uma reunião com chefes de Estado da América do Sul, a primeira do tipo em nove anos.

Lula lembrou que a Argentina é o terceiro destino de exportações brasileiras e o Brasil é o principal mercado para os produtos argentinos. O intercâmbio comercial entre os dois países pode superar o patamar de 40 bilhões de dólares antigidos em 2011, afirmou Lula.

(Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. lula diz que pais trabalha em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.