Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula diz que tirar Brasil do Mapa da Fome é compromisso mais urgente do governo

Placeholder - loading - Lula discursa em encontro para marcar o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro 24/07/2024 REUTERS/Tita Barros
Lula discursa em encontro para marcar o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Rio de Janeiro 24/07/2024 REUTERS/Tita Barros
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Marcela Ayres e Bernardo Caram

RIO DE JANEIRO (Reuters) -O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que acabar com a fome no país é o compromisso mais urgente do governo, e prometeu que o Brasil sairá do Mapa da Fome até o fim de seu mandato em dezembro de 2026.

O presidente fez as declarações em reunião ministerial do G20, no Rio de Janeiro, para marcar o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. O encontro aconteceu às margens de reunião dos ministros das Finanças e dos chefes dos bancos centrais do G20 na cidade, esta semana.

'Em pleno século 21, nada é tão absurdo e inaceitável quanto a persistência da fome e da pobreza, quando temos à disposição tanta abundância, tantos recursos científicos e tecnológicos e a revolução da inteligência artificial', disse Lula em seu discurso.

A ideia da aliança é assegurar que todas as nações estejam fora do Mapa da Fome até 2030, de acordo com os critérios da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Após ter conseguido o feito em 2014 -- que é caracterizado por um índice de subnutrição da população abaixo de 2,5% por três anos seguidos -- o Brasil o perdeu em 2021, quando essa média de três anos subiu a 3,4%, piorando a 4,2% no ano seguinte, conforme dados atualizados da FAO divulgados nesta quarta-feira. Antes, a organização havia divulgado percentuais de 4,1% e 4,7%, respectivamente, para estes anos.

Segundo a FAO, em 2023, a média de três anos caiu a 3,9%.

“Hoje digo com segurança que no caminho que estamos é possível dentro deste governo do presidente Lula, até 2026, sair do mapa da fome”, disse o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, durante o evento.

No ano passado, segundo Lula, o Brasil retirou 24,4 milhões de pessoas da condição de insegurança alimentar severa, mas o país ainda tem mais de 8 milhões de pessoas nessa situação.

'Este é o compromisso mais urgente do meu governo: acabar com a fome no Brasil, como fizemos em 2014', disse Lula.

'Meu amigo diretor-geral da FAO, pode ir se preparando para anunciar em breve que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome.'

A Aliança Global contra a Fome será lançada oficialmente em novembro, quando chefes de Estado se reunirão no Rio para a Cúpula do G20.

O evento desta quarta-feira abriu caminho para que países e instituições façam sua adesão à proposta, que busca reunir conhecimento, recursos e parcerias para combater a fome no mundo.

O governo brasileiro estima que poderá atrair a participação de mais de 100 países.

Antes da reunião desta quarta-feira, o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, declarou o seu apoio à iniciativa durante um encontro bilateral com Lula, informou o gabinete presidencial.

O chefe do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, disse no evento que, juntamente com o Banco Africano de Desenvolvimento, o BID apoiará a aliança com um instrumento financeiro inovador, que viabiliza a canalização de parte das reservas dos países junto ao Fundo Monetário Internacional (FMI) a bancos multilaterais de desenvolvimento, para apoiar a nova Aliança Global contra a Fome.

(Reportagem de Bernardo Caram e Marcela AyresTexto de Pedro FonsecaEdição de Eduardo Simões e Alexandre Caverni)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lula diz que tirar brasil do …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.