Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula pedirá a Ortega que liberte bispo preso na Nicarágua

Placeholder - loading - Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião em Brasília 25/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião em Brasília 25/05/2023 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

ROMA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que pressionará pessoalmente o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, para libertar um bispo católico que foi preso no país da América Central.

Falando aos repórteres em Roma, onde está em viagem oficial e um dia depois de se encontrar com o papa Francisco, Lula disse que o presidente nicaraguense deveria ter 'a coragem' de reconhecer que um erro havia sido cometido.

'Essas coisas nem sempre são fáceis, porque nem todo mundo é grande para pedir desculpas. A palavra desculpas é simples, mas ela exige muita grandeza quando você comete uma coisa errada você reconhecer. Não é todo homem que tem coragem de dizer 'eu errei, eu vou mudar de posição'. É um trabalho de convencimento, e eu tenho muita paciência', disse Lula.

O bispo Rolando Alvarez, um crítico veemente de Ortega, foi condenado a mais de 26 anos de prisão na Nicarágua em fevereiro, sob acusações que incluíam traição, minar a integridade nacional e divulgar notícias falsas.

'Eu pretendo falar com o Daniel Ortega a respeito de liberar o bispo. Não tem por que o bispo ficar impedido de exercer sua função na Igreja. Não existe essa possibilidade. Então, eu vou tentar ajudar, se puder ajudar.'

Não ficou claro se Francisco pediu a Lula para intervir e tentar aliviar a crise mais aguda que a Igreja Católica Romana enfrenta na América Latina.

'A única coisa que a Igreja quer é que a Nicarágua libere o bispo para vir para a Itália', disse Lula, referindo-se a Alvarez e a vários padres detidos.

Embora o Brasil e a Nicarágua tenham boas relações, os laços entre o Vaticano e o país centro-americano foram severamente prejudicados após a repressão aos protestos contra o governo em 2018, quando a Igreja atuou como mediadora entre os dois lados.

Ortega chamou os protestos de uma tentativa de golpe contra seu governo. A Igreja havia pedido justiça para mais de 360 pessoas que morreram durante os tumultos.

Alvarez foi condenado depois de se recusar a deixar o país junto com 200 prisioneiros políticos libertados pelo governo de Ortega e enviados para os Estados Unidos.

(Reportagem de Philip Pulella e Catarina Demony)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. lula pedira a ortega que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.