Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Lula tem piora em índices de avaliação, mostra AtlasIntel

Placeholder - loading - O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil 03/08/2023 REUTERS/Adriano Machado
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participa de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, Brasil 03/08/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - Índices de avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram uma piora em março, mostrou pesquisa AtlasIntel nesta quarta-feira, realizada após a polêmica declaração do petista sobre a atuação do governo israelense na Faixa de Gaza, comparando-a à de Hitler na 2ª Guerra Mundial, e depois de ato do ex-presidente Jair Bolsonaro com apoiadores em São Paulo.

A aprovação do desempenho de Lula recuou de 52%, em janeiro, para 47% agora, enquanto a parcela dos que desaprovam saiu de 43% na rodada anterior para 46% em março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com a AtlasIntel, esta é a primeira vez que Lula deixa de ter a maioria absoluta dos brasileiros o aprovando.

A avaliação do governo variou dentro da margem de erro ou no limite da mesma: os que o consideram 'ruim/péssimo' passaram de 39% para 41%, enquanto os que o classificam como 'ótimo/bom' saíram de 42% para 38%.

A pesquisa mostrou que a imagem de Lula teve oscilações no chamado limite da margem de erro. Segundo a AtlasIntel, sua imagem negativa variou 4 pontos para cima, chegando a 49%, enquanto 47% consideram a imagem de Lula positiva, uma queda de 4 pontos, marcando a primeira vez, segundo o instituto, que a imagem negativa superou a positiva.

Já a avaliação da situação econômica do país piorou, com 53% entre os 3.154 entrevistados considerando-a 'ruim', contra 47% de janeiro. Os que responderam que a atual conjuntura econômica está 'boa' oscilaram de 29% para 28%. Os que a classificam como 'normal' recuaram de 24% para 19%.

Segurança pública, responsabilidade fiscal e justiça e combate à corrupção foram as áreas em que a gestão Lula teve as piores avaliações. Direitos humanos e igualdade racial, redução da pobreza e políticas sociais e relações internacionais estão entre as melhor avaliadas. Mas em todas as áreas, os que consideram o desempenho péssimo supera os que veem a performance do governo federal como ótima.

No caso da política internacional, ainda que figure entre as áreas com melhor avaliação, houve uma variação negativa na fatia dos que a consideravam 'ótima/boa' de 9 pontos percentuais.

Realizada entre os dias 2 e 5 de março, a pesquisa pode ter registrado o rescaldo da polêmica envolvendo declaração do presidente em Adis-Abeba, na Etiópia, no dia 18 de fevereiro. Na ocasião, em entrevista coletiva, Lula comparou as mortes de palestinos na ofensiva de Israel na Faixa de Gaza ao que Hitler fez com os judeus na 2ª Guerra Mundial, provocando forte reação do governo israelense e da oposição no Brasil, que incorporou a controvérsia e a utilizou no ato de 25 de fevereiro de Bolsonaro na Avenida Paulista em São Paulo.

Mesmo assim, em comparação com o governo anterior, o governo Lula ainda segue com avaliações de desempenho superiores às de Bolsonaro em todas as áreas levantadas.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. lula tem piora em indices de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.