Luz solar pode substituir carregadores de dispositivos móveis
O fim dos carregadores de celulares pode estar próximo: a luz solar pode ser a nova fonte de energia para os dispositivos.
Publicada em
Uma nova tecnologia apresentada por pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sugere que, em breve, celulares e outros aparelhos móveis poderão ser carregados usando a luz do sol.
Os cientistas apostam em um novo modelo de LED capaz de emitir e detectar sinais de luz, o que permite a geração de energia a partir da luz solar. Nuri Oh, um dos integrantes das pesquisas, disse em entrevista à VEJA que o dispositivo pode ser carregado apenas com a exposição à luz. Segundo o pesquisador, não será mais necessário o uso de fios elétricos.
Outra utilidade do LED é a sua capacidade de se adaptar às condições luminosas dos ambientes. Ao sair de locais mais escuros e seguir para os mais claros, hoje é necessário alterar o brilho de tela do celular. Com a tecnologia, o próprio display do aparelho vai detectar a luminosidade do ambiente e alterar o brilho para o ajuste ideal.
Nuri Oh acredita que o modelo proposto pela sua equipe estará no mercado em cinco anos. De acordo com Oh, ele irá substituir os LEDs convencionais em comercialização, pois a tecnologia apresenta uma versão aprimorada e mais barata.
Para ler mais notícias, curta a Página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO