Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Macron promete reabertura da Catedral de Notre-Dame em um ano

Placeholder - loading - Presidente da França, Emmanuel Macron, visita obras da Catedral de Notre Dame, em Paris 08/12/2023 Christophe Ena/Pool via REUTERS
Presidente da França, Emmanuel Macron, visita obras da Catedral de Notre Dame, em Paris 08/12/2023 Christophe Ena/Pool via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Elizabeth Pineau e Geert De Clercq

PARIS (Reuters) - Direto de um andaime no topo da recém-reconstruída torre de Notre-Dame, o presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu nesta sexta-feira que a reconstrução da catedral devastada pelo fogo será concluída conforme programado e que o local será reaberto em um ano.

O pináculo de madeira caiu sobre o telhado da catedral no incêndio que destruiu o marco histórico de Paris em 15 de abril de 2019. Embora ainda esteja cercada por andaimes de metal, a torre voltou a fazer parte do horizonte desde o final do mês passado.

'Os prazos serão cumpridos. É uma imagem formidável de esperança e de uma França que se reconstruiu', disse Macron.

'Este é um momento importante e emocionante', acrescentou, enquanto conversava com os trabalhadores da restauração no andaime.

O pináculo de 96 metros não fazia parte do projeto original da catedral, que foi construída ao longo de quase 200 anos, começando em meados do século 12. Ele foi acrescentada durante uma restauração do século 19 feita pelo arquiteto Eugène Viollet-le-Duc.

Após o incêndio devastador de 2019, a torre foi reconstruída de forma idêntica, apesar do debate inicial sobre a possibilidade de dar a ela um toque moderno.

Macron também anunciou um concurso para artistas projetarem seis novos vitrais e a criação de um museu da Notre-Dame.

A Notre-Dame deverá ser reaberta para missas e para o público em 8 de dezembro de 2024.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. macron promete reabertura da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.