Maduro diz que está aberto a receber enviado da ONU para direitos humanos
Publicada em
CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na terça-feira que está disposto a receber um enviado do escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), depois que seu governo pediu que a equipe deixasse o país no início deste ano.
'Recebi a proposta de abrir novamente o escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, na Venezuela, e concordo que devemos superar nossas diferenças', disse Maduro na televisão estatal.
Maduro falou ao lado do procurador do Tribunal Penal Internacional Karim Khan, que estava em uma visita a Caracas.
'Estou pronto para receber o enviado de Volker Turk em breve', disse Maduro, acrescentando que o enviado era bem-vindo para 'discutir as diferenças que temos, o conflito que surgiu, para que possamos superá-lo'.
O governo da Venezuela pediu, em meados de fevereiro, que a equipe do órgão de direitos humanos da ONU deixasse o país, afirmando que, no decorrer de um mês, revisaria os termos técnicos da cooperação.
O governo criticou a 'atitude colonialista, abusiva e violadora' da ONU, depois que um relator especial disse que um programa de alimentos do governo não abordava as causas fundamentais da fome.
(Reportagem de Deisy Buitrago)
Escrito por Reuters