Maduro diz que está aberto a receber enviado da ONU para direitos humanos
Publicada em
CARACAS (Reuters) - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na terça-feira que está disposto a receber um enviado do escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), depois que seu governo pediu que a equipe deixasse o país no início deste ano.
'Recebi a proposta de abrir novamente o escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Volker Turk, na Venezuela, e concordo que devemos superar nossas diferenças', disse Maduro na televisão estatal.
Maduro falou ao lado do procurador do Tribunal Penal Internacional Karim Khan, que estava em uma visita a Caracas.
'Estou pronto para receber o enviado de Volker Turk em breve', disse Maduro, acrescentando que o enviado era bem-vindo para 'discutir as diferenças que temos, o conflito que surgiu, para que possamos superá-lo'.
O governo da Venezuela pediu, em meados de fevereiro, que a equipe do órgão de direitos humanos da ONU deixasse o país, afirmando que, no decorrer de um mês, revisaria os termos técnicos da cooperação.
O governo criticou a 'atitude colonialista, abusiva e violadora' da ONU, depois que um relator especial disse que um programa de alimentos do governo não abordava as causas fundamentais da fome.
(Reportagem de Deisy Buitrago)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO