Maia e Toffoli defendem respeito às instituições e harmonia entre os Poderes
Publicada em
(Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez nesta quarta-feira uma defesa da democracia e afirmou que as autoridades precisam dar o exemplo de respeito às instituições.
'Criar tensão institucional não ajuda o país a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir', disse Maia no Twitter.
A declaração foi feito depois de o jornal O Estado de S. Paulo noticiar que Bolsonaro enviou ao menos dois vídeos pelo Whatsapp que convocam a população a ir às ruas em 15 de março em defesa do governo e contra o Congresso.
Maia afirmou no Twitter que 'só a democracia é capaz de absorver sem violência as diferenças da sociedade e unir a nação pelo diálogo'.
'Acima de tudo e de todos está o respeito às instituições democráticas', acrescentou o deputado.
Também sem citar diretamente Bolsonaro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que sociedades livres dependem de instituições sólidas para manterem sua integridade e defendeu a harmonia entre os Poderes.
'Não existe democracia sem um Parlamento atuante, um Judiciário independente e um Executivo já legitimado pelo voto', afirmou Toffoli.
'O Brasil não pode conviver com um clima de disputa permanente. É preciso paz para construir o futuro. A convivência harmônica entre todos é o que constrói uma grande nação.'
Nesta quarta-feira, Bolsonaro afirmou na sua conta no Facebook que usa o Whatsapp apenas para trocar mensagens pessoais e de forma reservada com poucas dezenas de amigos, e que qualquer 'ilação' fora desse contexto é tentativa de tumultuar a República. [nL2N2AQ0AO]
(Por Alexandre Caverni e Eduardo Simões, em São Paulo)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO