"Man I Feel Like a Woman": A História por Trás do sucesso de Shania Twain
Após Conquistar a Música Country, a Cantora e Compositora Canadense Brilha no Crossover Internacional
Publicada em
Desde o início de sua carreira, Shania Twain sempre se destacou como uma artista autêntica no universo da música country. No final dos anos 90, a cantora já era reconhecida como uma estrela – principalmente por conta de seu segundo álbum, "The Woman In Me", lançado em 1995. Este, vendeu quatro milhões de cópias até o final daquele ano, liderando as paradas de música country nos EUA, Reino Unido e Canadá. Embora seu sucesso nos Estados Unidos estivesse garantido, Twain tinha ambições maiores - almejava o triunfo internacional e um momento marcante no cenário musical global.
O single "Man! I Feel Like a Woman!" - do seu terceiro álbum, "Come On Over" - foi fundamental para realizar esse objetivo. A música foi inicialmente composta em 1994, quando Twain, ainda trabalhando em "The Woman In Me", ouviu Robert John "Mutt" Lange tocando um novo riff no estúdio. Inspirada imediatamente, ela começou a cantarolar uma versão inicial da letra, mas não foi incluída no álbum. Mais tarde, durante as sessões de gravação de "Come On Over", eles revisitaram a música, tornando-a a última faixa gravada para o álbum.
Ao escrever a letra, Twain se inspirou em suas experiências passadas, quando trabalhou ao lado de artistas drag, e em suas vivências em festas em clubes LGBT+ em Toronto. "Meu fascínio por essa introdução inicial aos homens que se transformam em mulheres bonitas provavelmente semeou a semente da inspiração", escreveu ela em seu livro de memórias, "From This Moment On".
Após o lançamento, o single estourou! E, assim, Twain alcançou o sucesso que sempre almejou. Parou no Top 10 em seis países ao redor do mundo e chegou à posição 23 na Billboard Hot 100 em 1999, dois anos após seu lançamento original. Em 2000, ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina. Décadas depois, continua sendo um dos maiores sucessos da estrela em todo o mundo. Além dessa faixa, "Come On Over" também ganhou vida própria, e como um todo, o álbum permaneceu como um dos mais vendido de uma artista solo feminina até hoje.
"Man! I Feel Like a Woman!" tornou-se sinônimo de hinos de empoderamento feminino, graças às letras de Twain que detalham nuances da feminilidade. De acordo com a música, isso inclui libertar-se do romance para dançar com as amigas, pintar o cabelo e "a prerrogativa de se divertir um pouco". "Toda a expressão [no título] é uma celebração de ser mulher nos dias de hoje", Twain compartilhou em uma entrevista à Billboard em 1997. "É muito divertido ser mulher".
Veja também:
LAURA PAUSINI ENCANTA SÃO PAULO COM PERFORMANCE ELETRIZANTE
PARALELOS ENTRE AS GRANDES DIVAS DA MÚSICA
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO