Mão robótica é treinada com inteligência artificial
Isso permitiu a aceleração do desenvolvimento de membros do mesmo tipo capazes de imitar movimentos humanos
Publicada em
De acordo com uma matéria publicada por um periódico argentino, pesquisadores da OpenAI, um laboratório de inteligência artificial co-fundado por Elon Musk, apresentou uma mão robótica, que visa imitar os movimentos dos seres humanos e foi treinada com sistemas de aprendizagem automáticos. O grande diferencial do projeto é a questão do aprendizado desenvolvida graças ao uso de um software. Por conta disso, a tecnologia é capaz de realizar atividades simples como rodar um cubo colorido até que o lado desenhado fique para cima, por exemplo.
Segundo um membro da equipe de desenvolvimento do objeto, agora o objetivo é que a máquina seja capaz de fazer tarefas mais complexas. Depois de treinar a mão robótica por meio de um programa de simulação na primeira fase, os estudiosos conseguiram desenvolver uma modalidade que possibilita diminuir a dificuldade na hora de programar os movimentos complexos dessas extremidades repletas de tecnologia.
É importante destacar que muitas atividades, consideradas simples, para as pessoas, necessitam de extenso treinamento em se tratando desse tipo de máquina. Podendo demandar anos ou meses, já que o uso de programas informáticos caros e assistentes humanos são quase sempre imprescindíveis.
Com o uso desse tipo de simulação em sistema de inteligência artificial, o tempo de treinamento dos robôs pode ser reduzido em horas ou dias, dispensando, até mesmo, a intervenção de um operador.
SALA DE BATE PAPO