Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Medidas do pacto federativo devem ser apresentadas na 4ª e Guedes pode ir ao Congresso, diz líder

Placeholder - loading - Senador Fernando Bezerra (à direita) durante sessão no Senado 1/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Senador Fernando Bezerra (à direita) durante sessão no Senado 1/10/2019 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou nesta terça-feira que o conjunto de medidas do pacto federativo deve ser encaminhado pelo Executivo ao Congresso na quarta-feira.

Segundo Bezerra, o pacote, a ser chamado de Plano Mais Brasil, depende de um “ajuste fino” entre Câmara e Senado sobre a reforma tributária. A ideia é que a proposta possa ser discutida de forma conjunta pelas duas Casas.

“Estamos costurando os finalmentes. Deverá ser amanhã a apresentação dessas novas medidas”, disse Bezerra a jornalistas, acrescentando que o ministro da Economia, Paulo Guedes, se dispôs a ir ao Congresso, mas aguarda o acerto sobre a reforma entre as duas Casas.

“Ainda vamos trabalhar para ver se a gente consegue fechar esse entendimento e aí então amanhã teremos a apresentação das medidas relativas ao pacto federativo, que é a questão, basicamente, digamos assim, de um novo marco legal para o pacto federativo brasileiro, uma nova ordem fiscal do Brasil, com uma série de novidades”, afirmou.

O líder do governo afirmou que o montante de recursos a ser repartido com os entes federativos deve causar surpresa positivamente. Também explicou que o pacote, é “uma coisa muito estruturada”, e tem a intenção de diminuir a judicialização envolvendo Estados e municípios, além de conferir mais autonomia a eles, de forma a diminuir a necessidade de a União interferir para resgatá-los.

Também irá incluir medidas de desvinculação, desindexação e desobrigação, além de tratar dos conselhos fiscais, trazendo maior equilíbrio entre os Poderes nesses órgãos.

“A ideia é criar um novo volume de partilhas, vai surpreender o volume de partilha a ser feita com Estados e municípios. Eu não vou avançar no número agora, o ministro Paulo Guedes vai trazer esse número amanhã. Mas a grande novidade é que, a partir de agora, cada um cuida de si.”

O senador afirmou ainda que a apresentação de uma proposta de reforma administrativa deve ficar para a próxima semana.

Segundo Bezerra, ainda não está definido o encaminhamento para a chamada PEC emergencial, Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que disciplina gastos obrigatórios e abre espaço para investimentos.

“Tem uma discussão se a gente vai apoiar a PEC que já está tramitando na Câmara, ou se terá também a iniciativa de trazer a PEC emergencial, da emergência fiscal, para o Senado. Ainda tem avaliações sendo feitas.”

A intenção é que boa parte das medidas do pacto federativo tenha sua tramitação iniciada pelo Senado. Para concretizar isso, os textos devem ser encaminhados pelo Executivo, mas formalizado pelos senadores Bezerra e Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. medidas do pacto federativo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.