Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Membro do gabinete de guerra de Israel pede eleições em setembro

Placeholder - loading - Ex-ministro da Defesa de Israel Benny Gantz 09/11/2023 REUTERS/Alexander Ermochenko
Ex-ministro da Defesa de Israel Benny Gantz 09/11/2023 REUTERS/Alexander Ermochenko
Ver comentários

Publicada em  

JERUSALÉM (Reuters) - O membro do gabinete de guerra de Israel Benny Gantz pediu nesta quarta-feira novas eleições em setembro, num momento em que o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu é pressionado em seu país e no exterior pela guerra em Gaza.

“Precisamos concordar com uma data para eleições em setembro, em direção a um ano de guerra, se você preferir”, disse Gantz, em um briefing televisionado. “Marcar essa data nos permitirá continuar com a operação militar e, ao mesmo tempo, sinalizar aos cidadãos de Israel que, em breve, renovaremos a confiança deles em nós.”

Milhares de israelenses foram às ruas nos últimos dias exigindo novas eleições. Muitos criticaram Netanyahu e expressaram irritação pela maneira como o seu governo está lidando com os 134 reféns israelenses ainda sendo mantidos em Gaza, após seis meses de guerra.

Netanyahu, o primeiro-ministro mais longevo de Israel, descartou eleições antecipadas várias vezes, nas quais ele seria derrotado, de acordo com pesquisas de opinião, dizendo que ir às urnas no meio da guerra seria apenas uma recompensa ao Hamas, movimento islâmico que governa Gaza.

Seu partido Likud disse nesta quarta-feira que Gantz precisa “parar de praticar política mesquinha” durante a guerra. “Eleições neste momento trarão paralisia, divisão e danos aos combates em Rafah e um golpe fatal às chances de um acordo pelos reféns”, afirmou o Likud.

Gantz, um ex-general do Exército, se juntou ao governo de Netanyahu nos primeiros dias da guerra, em um gesto de unidade política durante a crise. As pesquisas sugerem que seu partido venceria qualquer eleição e ele seria o favorito a se tornar primeiro-ministro.

Netanyahu prometeu trazer os reféns para casa, bem como destruir o Hamas, embora não esteja claro como é que Israel poderia fazer isso e os especialistas duvidem que seja sequer possível. O implacável ataque aéreo, terrestre e marítimo de Israel já matou mais de 32.000 palestinos, segundo as autoridades de saúde de Gaza, e provocou uma catástrofe humanitária.

As pesquisas indicam que a maioria dos israelenses desaprova a liderança de Netanyahu desde o ataque do Hamas a comunidades no sul de Israel, em 7 de outubro, no qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e muitos reféns foram feitos, de acordo com os dados de Israel.

Se não houver alterações, a próxima votação para o Parlamento israelense está marcada para 27 de outubro de 2026, de acordo com o Comitê Central de Eleições de Israel.

(Reportagem de Henriette Chacar)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. membro do gabinete de guerra …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.