MEMÓRIA MUSICAL: BLONDIE FAZ HISTÓRIA COM O PRIMEIRO RAP Nº 1 NOS EUA
A BANDA LIDERADA PELA VOCALISTA DEBBIE HARRY ABRIU O CAMINHO DO SUCESSO PARA OUTROS ARTISTAS DO HIP-HOP
Publicada em
Em 28 de março de 1981, o grupo Blondie fez história ao levar a música "Rapture" ao primeiro lugar da Billboard Hot 100. Embora muitos associem o gênero rap diretamente aos rappers afro-americanos que dominaram a cena musical posteriormente, curiosamente, foi a banda liderada pela icônica Debbie Harry que abriu esse caminho.

A Ascensão do Rap nas Paradas Musicais
Antes de "Rapture", o rap já dava sinais claros de seu potencial:
Kurtis Blow obteve, em 1980, o primeiro disco de ouro com um single de rap, "The Breaks".
The Sugarhill Gang conseguiu levar o rap ao Top 40 pela primeira vez com "Rapper's Delight".
Apesar disso, foi Blondie, grupo famoso por sucessos como "Heart Of Glass", "Call Me" e "The Tide Is High", que conseguiu o marco histórico do primeiro lugar nas paradas com uma faixa contendo rap.

"Rapture" e sua Importância no Hip-Hop
"Rapture" é singular não só pelo sucesso, mas também pela maneira como celebrou a cultura hip-hop, emergente na Nova York do início dos anos 80. A canção conta com versos rimados por Debbie Harry que descrevem um "homem de Marte" com um apetite insaciável. Mais importante ainda, menciona figuras lendárias da cena como o grafiteiro e produtor Fab 5 Freddy e o lendário DJ Grandmaster Flash, criando assim um registro da efervescência histórica cultural da época:
"O Fab 5 Freddy me disse que todo mundo é foda
DJs tocando, eu disse 'meu, meu'"
Videoclipe com Participações Especiais
Fab 5 Freddy e o famoso artista Jean-Michel Basquiat aparecem nas imagens do primeiro videoclipe de rap a ser exibido na MTV. Veja abaixo:
Pioneirismo Musical: Rap sem Samples
Enquanto hits anteriores como "Rapper’s Delight" foram criados sobre batidas existentes (no caso, a icônica "Good Times", do Chic), "Rapture" trouxe algo inovador: uma batida completamente original, sem samples. Com isso, Blondie introduziu o rap para uma audiência mainstream, abrindo portas para futuros astros como Run-DMC e influenciando diretamente o desenvolvimento do gênero.
Controvérsia e Respeito à Cultura Afro-Americana
Embora um ato branco atingir pela primeira vez o topo da parada com uma música de um gênero predominantemente afro-americano tenha causado algumas críticas, Blondie recebeu reconhecimento por homenagear respeitosamente os pioneiros do rap. Chris Stein, guitarrista e compositor do grupo, enfatizou:
“Não queríamos que fosse algum tipo de roubo. Queríamos apoiar esse movimento e ser positivos sobre a forma.”

O Futuro do Rap nas Paradas
Após "Rapture", o rap demorou a retornar ao topo das paradas musicais com uma música totalmente dedicada ao gênero. Só em 1990 o rapper Vanilla Ice alcançaria novamente o primeiro lugar com "Ice Ice Baby". O primeiro ato negro com uma faixa integralmente de rap a atingir a posição máxima seria a dupla Kris Kross, com a canção "Jump" em 1992.