Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mercado brasileiro de CBios será mais apertado em 2025, indica Itaú BBA

Placeholder - loading - Abastecimento de veículo 18/04/2013 REUTERS/Beawiharta
Abastecimento de veículo 18/04/2013 REUTERS/Beawiharta
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O balanço de oferta e demanda de Créditos de Descarbonização (CBios) será mais apertado no Brasil em 2025, com a expectativa de queda nas emissões dos títulos, enquanto as metas de aquisição pelas distribuidoras de combustíveis aumentaram, avaliou nesta quinta-feira o Itaú BBA, em relatório.

'Do lado da oferta, a nossa expectativa é que o volume total de CBios emitidos em 2025 seja de 40,2 milhões, uma queda de 2,4% ano contra ano, pois o volume de vendas de etanol deve cair 5%, apesar do aumento de 11% do volume de biodiesel em 2025', afirmou o banco de investimentos, em relatório.

Produtores de biocombustíveis são os agentes que emitem CBios. No caso do biodiesel, as vendas deverão aumentar com a expectativa de aumento da mistura no diesel, de 14% para 15%.

Já a meta anual de aquisições de CBios pelas distribuidoras de combustíveis subiu para 40,4 milhões de CBios em 2024.

Além disso, as metas individuais contarão com o incremento dos 10,6 milhões de créditos que não foram aposentados em 2024, devendo ficar próximas dos 51 milhões de CBios.

O Itaú BBA citou também que as distribuidoras inadimplentes deverão ter uma meta de 14,7 milhões de CBios no ano-meta atual, 'e nós esperamos que uma parte disso será realmente aposentada', afirmou o banco.

O projeto de lei 3149/20 sancionado, conhecido como 'PL do CBios', tornou mais rigorosas as penalidades das empresas que não cumprirem suas metas de descarbonização, disse o relatório, o que deve levar muitas empresas para a adimplência, aumentando a demanda pelos créditos.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou na terça-feira que vai autuar 61 distribuidoras de combustíveis pelo descumprimento de metas de Créditos de Descarbonização (CBios) em 2024.

Os preços dos CBios negociados na B3 apresentaram queda de 14% em dezembro, principalmente devido à baixa liquidez do mercado, terminando o mês a 70,1 reais por crédito, apontou o Itaú BBA.

O volume negociado em dezembro foi de 6,3 milhões de créditos, 8% menor que em novembro, que já foi um mês de baixa liquidez, segundo banco.

A média de preço no ano-meta 2024 ficou em 80,9 reais/CBio, o que representa uma queda de 27% frente ao ano-meta 2023.

O valor pago pelas distribuidoras pelos créditos geralmente é repassado aos preços dos combustíveis.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

8 H
  1. Home
  2. noticias
  3. mercado brasileiro de cbios …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.