Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mercados ainda podem estar subestimando até onde juros do BCE precisam subir, diz Rehn

Placeholder - loading - Presidente do BC da Finlândia, Olli Rehn 29/05/2019. REUTERS/Hannah McKay
Presidente do BC da Finlândia, Olli Rehn 29/05/2019. REUTERS/Hannah McKay

Publicada em  

HELSINQUE (Reuters) - O Banco Central Europeu precisará de grandes aumentos de juros pelo menos em suas próximas duas reuniões e os mercados ainda podem estar subestimando até onde as taxas terão que subir, disse o presidente do banco central finlandês, Olli Rehn, nesta sexta-feira.

O BCE elevou na quinta-feira os juros em 0,5 ponto percentual, para 2%, e prometeu um 'ritmo constante' de altas à frente, uma concessão depois que um grande grupo de autoridades pressionou por um aumento maior.

Rehn disse que a inflação alta pode significar elevações de 0,5 ponto percentual nos juros em cada uma das próximas duas reuniões do BCE.

'Vamos manter o rumo indicado pela presidente (Christine) Lagarde ontem e isso deve significar aumentos de 50 pontos-base nos juros nas próximas reuniões, pelo menos, até onde vejo, em fevereiro e março', disse Rehn em entrevista à imprensa.

'Vamos manter o rumo e faremos o que for preciso para conter a inflação e estabilizá-la na meta', afirmou. 'Ainda há um longo caminho a percorrer.'

Lagarde alertou na quinta-feira que as precificações do mercado que indicam o pico esperado do ciclo de altas de juros, conhecido como taxa terminal, podem estar muito baixos, pois essas previsões são inconsistentes com a inflação recuando para 2% em tempo hábil.

Os investidores reagiram rapidamente e a precificação da taxa terminal aumentou de cerca de 2,9% para entre 3,1 e 3,2%. Rehn, no entanto, disse que isso ainda pode não ser suficiente.

'Se a expectativa da taxa terminal pelos mercados é suficiente, ainda não se sabe. Não estou totalmente convencido disso no momento', disse Rehn.

(Reportagem de Essi Lehto)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mercados ainda podem estar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.