Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Meta revela nova geração de chip de IA

Placeholder - loading - Logo da Meta AI  28/9/2023  REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo
Logo da Meta AI 28/9/2023 REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração/Arquivo
Ver comentários

Publicada em  

Por Max A. Cherney

SAN FRANCISCO (Reuters) - A Meta revelou nesta quarta-feira detalhes sobre a próxima geração do chip acelerador de inteligência artificial interno da companhia.

POR QUE ISSO É IMPORTANTE

A Reuters noticiou mais cedo este ano que a Meta planejava implementar uma nova versão de um chip personalizado de data center para lidar com a crescente quantidade de potência de computação necessária para executar produtos de IA no Facebook, Instagram e WhatsApp. O chip, chamado internamente de 'Artemis', ajudará a Meta a reduzir sua dependência dos chips de IA da Nvidia e reduzir seus custos de energia em geral.

CITAÇÕES

'A arquitetura deste chip está fundamentalmente focada em fornecer o equilíbrio certo entre computação, largura de banda de memória e capacidade de memória para servir modelos de classificação e recomendação', escreveu a empresa em comunicado.

CONTEXTO

O novo chip Meta Training and Inference Accelerator (MTIA) faz parte de um amplo esforço no processo de desenvolvimento de chip de silício personalizado da empresa, que inclui também olhar para outros sistemas de hardware. Além de construir os chips e hardware, a Meta tem feito investimentos significativos no desenvolvimento de software necessário para aproveitar o poder de sua infraestrutura da forma mais eficiente possível.

A empresa também está gastando bilhões de dólares na compra de chips de IA da Nvidia e de outros fabricantes: Este ano, o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, disse que a empresa planeja adquirir cerca de 350.000 chips H100 da Nvidia. Combinados com outros fornecedores, a Meta planeja acumular o equivalente a 600.000 chips H100 este ano, disse o executivo.

NÚMEROS

A TSMC produzirá o novo chip em seu processo '5nm'. A Meta disse que ele é capaz de alcançar três vezes o desempenho de seu processador de primeira geração.

O QUE VEM AÍ

O chip tem sido implementado em data center e está empenhado em servir aplicações de IA. A empresa disse que possui vários programas em andamento 'que visam expandir o escopo do MTIA, incluindo o suporte a cargas de trabalho (de IA generativa)'.

(Reportagem de Max A. Cherney em San Francisco)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ABU DHABI AVANÇA RUMO AO EPICENTRO GLOBAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

A capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi, deu um passo decisivo rumo à liderança global em inovação tecnológica com o lançamento de dois ambiciosos projetos de inteligência artificial (IA): o gigantesco Campus de IA EUA-EAU de 5 GW, fruto de uma parceria estratégica entre os governos dos Estados Unidos e dos Emirados, e a cidade cognitiva Aion Sentia, que promete revolucionar a gestão urbana até 2027. Ambas as iniciativas representam investimentos bilionários e reforçam o papel da região como epicentro de inovação digital.

Campus de IA EUA-EAU: parceria internacional e potência tecnológica

Anunciado em maio de 2025 pelos presidentes Donald Trump e Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, o Campus de IA de 5 GW será construído em Abu Dhabi e liderado pela empresa G42, referência em soluções de inteligência artificial no Golfo. O complexo ocupará 26 quilômetros quadrados e será alimentado por fontes nucleares, solares e a gás, promovendo sustentabilidade energética enquanto oferece infraestrutura de ponta para o processamento de grandes volumes de dados e desenvolvimento de IA.

A primeira fase do projeto prevê uma capacidade instalada de 1 GW, mas o plano total é atingir 5 GW. De acordo com o governo dos EUA, a instalação funcionará como uma plataforma regional para hiperescalas, permitindo oferecer serviços com baixa latência a até metade da população mundial, posicionando o Oriente Médio como um novo eixo de interconectividade digital.

29 min
  1. Home
  2. noticias
  3. meta revela nova geracao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.