Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

México busca tratamento preferencial após EUA anunciarem tarifas sobre automóveis

Placeholder - loading - Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard 03/02/2025 REUTERS/Raquel Cunha
Ministro da Economia do México, Marcelo Ebrard 03/02/2025 REUTERS/Raquel Cunha
Ver comentários

Publicada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O México está trabalhando para conseguir isenção para sua importante indústria automobilística depois que Washington anunciou tarifas sobre veículos importados, disse o ministro da Economia nesta quinta-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira tarifas de 25% sobre importações de automóveis, intensificando a guerra comercial global e ameaçando o acordo de livre comércio que México e Canadá têm com os EUA, o USMCA.

Falando de Washington, onde se reuniu com altos funcionários do governo Trump, o ministro da Economia mexicano, Marcelo Ebrard, disse que as negociações estavam em andamento para garantir tratamento preferencial ao México.

'Se eles vão mudar o sistema, se vamos adotar um sistema de tarifas tão altas, o que temos que buscar é um tratamento preferencial para o México, de forma que tenhamos condições que protejam nossos empregos e a atividade econômica no México', disse Ebrard em um vídeo exibido na entrevista coletiva matinal da presidente Claudia Sheinbaum.

Sheinbaum acrescentou que também planeja se reunir com montadoras, incluindo Ford, General Motors e Stellantis, para entender melhor como suas operações estão sendo afetadas.

'Vamos nos reunir com as montadoras, não apenas com as que representam o setor', disse ela. 'Para entender, antes de tudo, como isso as afeta, e como podemos promover o mercado interno.'

O plano de Trump anunciado na quarta-feira isenta parcialmente tarifas para veículos e peças que cumprem as regras de origem do USMCA, mas apenas para o valor do seu conteúdo produzido nos EUA.

As peças automotivas em conformidade com o USMCA permanecerão isentas de impostos até que as agências dos EUA possam determinar um processo para aplicar tarifas ao seu conteúdo não produzido nos EUA, de acordo com a Casa Branca.

O México exportou 2,5 milhões de veículos para os Estados Unidos em 2024, de acordo com a S&P Global Mobility.

(Reportagem de Ana Isabel Martinez, Brendan O'Boyle e Stefanie Eschenbacher; texto de Brendan O'Boyle)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. mexico busca tratamento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.