Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

MG e ES pedem à Justiça que danos morais por Mariana supere R$100 bi

Placeholder - loading - Vista geral de cima de uma barragem da Samarco, que tem a Vale e da BHP Billiton como acionistas, que rompeu em Mariana, MG, Brasil 10/11/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Vista geral de cima de uma barragem da Samarco, que tem a Vale e da BHP Billiton como acionistas, que rompeu em Mariana, MG, Brasil 10/11/2015 REUTERS/Ricardo Moraes
Ver comentários

Publicada em  

Por Marta Nogueira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os governos de Minas Gerais e Espírito Santo apresentaram à Justiça recurso pedindo o aumento de valor exigido da Samarco e de suas sócias (Vale e BHP) para mais de 100 bilhões de reais, em processo por danos morais coletivos referente ao rompimento de barragem em Mariana (MG).

Pelo valor de uma sentença anterior, a indenização estabelecida foi de 47,6 bilhões de reais.

O pedido, apresentado no Tribunal Regional Federal da 6ª Região na véspera, visando alterar decisão da Justiça Federal de janeiro, considera não apenas o porte econômico das mineradoras, mas também a extensão territorial dos impactos do rompimento, segundo o documento, visto pela Reuters.

O rompimento da barragem da Samarco -- uma joint venture da Vale com a BHP -- ocorreu em novembro de 2015, liberando uma onda gigante de rejeitos de mineração que matou 19 pessoas e deixou centenas de desabrigados, além de atingir florestas e rios, incluindo o rio Doce, em toda a sua extensão até o mar no Espírito Santo.

Ambos os governos afirmaram que as três companhias juntas obtiveram lucro líquido de quase 500 bilhões de reais nos últimos três anos, dos quais aproximadamente 355 bilhões de reais foram distribuídos em dividendos.

Sobre o valor solicitado, de 100 bilhões de reais, incidiria ainda a atualização monetária e os juros moratórios, segundo os critérios legais, conforme o pedido dos Estados.

(Por Marta Nogueira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. mg e es pedem a justica que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.