Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mianmar e China assinam acordos para acelerar projetos de infraestrutura

Placeholder - loading - Presidente chinês Xi Jinping e a conselheira do Estado de Mianmar Aung San Suu Kyi participam de uma cerimônia de assinatura de um memorando de entendimento em Mianmar 18/01/2020 Nyein Chan Naing/Pool
Presidente chinês Xi Jinping e a conselheira do Estado de Mianmar Aung San Suu Kyi participam de uma cerimônia de assinatura de um memorando de entendimento em Mianmar 18/01/2020 Nyein Chan Naing/Pool
Ver comentários

Publicada em  

Por Thu Thu Aung e Poppy McPherson

NEPIEDÓ (Reuters) - China e Mianmar assinaram dúzias de acordos, neste sábado, para acelerar projetos de infraestrutura na nação do sudeste asiático, com Pequim buscando reforçar sua influência sobre um vizinho cada vez mais isolado pelo Ocidente.

Mas nenhum grande projeto foi acordado durante a visita de dois dias do presidente Xi Jinping, a primeira de qualquer líder chinês em 19 anos. Analistas afirmam que Mianmar foi geralmente cauteloso em relação a investimentos de Pequim e também foi cuidadoso, de olho nas eleições que serão realizadas neste ano.

Ainda assim, Xi e a líder de Mianmar, Aung San Suu Kyi, assinaram 33 acordos que sustentam projetos que fazem parte da iniciativa Belt and Road, visão chinesa de novas rotas comerciais descritas como a “estrada da seda do século 21”.

Concordaram em acelerar a implementação do Corredor Econômico China Mianmar, um gigante esquema de infraestrutura avaliado em bilhões de dólares, com acordos sobre ferrovias que ligam o sudoeste da China ao Oceano Índico, porto marítimo no Estado de Rakhine, uma região econômica especial na fronteira, e um novo projeto urbano na capital comercial de Yangon.

Não trataram de uma mega barragem de 3,6 bilhões de dólares apoiada por Pequim, onde os trabalhos estão parados desde 2011, o que reflete as hesitações sobre o investimento chinês em Mianmar, onde muitos ficam desconfortáveis com a influência de Pequim sobre seu vizinho menor.

(Por Thu Thu Aung)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. mianmar e china assinam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.