Militares ucranianos pedem mobilização de mais 450 mil a 500 mil pessoas, diz Zelenskiy
Publicada em
Kiev (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que os militares haviam solicitado a mobilização de mais 450 mil a 500 mil pessoas para o Exército, mas que uma decisão final não havia sido tomada.
O líder ucraniano disse em uma coletiva de imprensa em Kiev que as principais autoridades militares e governamentais deveriam discutir 'essa questão muito sensível da mobilização' e que o Parlamento a consideraria em seguida.
Zelenskiy disse que a realização de uma mobilização em tal escala exigiria financiamento adicional.
'A opinião deles era... eles propuseram a mobilização de mais 450 mil a 500 mil pessoas. Esse é um número muito sério', disse Zelenskiy.
'Eu disse que precisaria de mais argumentos para apoiar essa medida. Porque, em primeiro lugar, é uma questão de pessoas, em segundo lugar, é uma questão de justiça, é uma questão de capacidade de defesa e é uma questão de finanças.'
Zelenskiy disse que seria necessário um financiamento adicional de 500 bilhões de hryvnias (cerca de 13,5 bilhões de dólares) para apoiar a mobilização se a decisão fosse tomada.
O ex-ministro da defesa Oleksii Reznikov disse no verão passado que cerca de 1 milhão de pessoas estavam envolvidas no setor de segurança e defesa da Ucrânia.
(Reportagem de Pavel Polityuk, Max Hunder e Olena Harmash)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO