Minério de ferro sobe com esperanças de estímulos na China apesar de tensões comerciais
Publicada em
PEQUIM (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro subiram nesta quarta-feira, com as expectativas persistentes de novos estímulos econômicos na China superando as preocupações com a escalada das tensões comerciais entre o país asiático e os Estados Unidos.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com alta de 0,43%, a 812 iuanes (111,76 dólares) a tonelada. No início da sessão, o contrato atingiu seu valor mais alto desde 8 de outubro, em 816,5 iuanes por tonelada.
O minério de ferro de referência para janeiro na Bolsa de Cingapura subiu 0,37%, para 105,5 dólares a tonelada, o nível mais alto desde 8 de novembro.
As esperanças de mais estímulos fiscais da próxima Conferência Central de Trabalho Econômico na China, principal país consumidor de minério, ajudaram os preços do principal ingrediente siderúrgico a devolverem as perdas anteriores, impulsionadas pela escalada das tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.
'O mercado está mantendo altas expectativas de estímulo incremental... a demanda doméstica de minério permanece resiliente', disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.
Na terça-feira, a China proibiu as exportações de minerais essenciais como gálio, germânio e antimônio, que têm ampla aplicação militar, para os Estados Unidos, um dia após a mais recente repressão de Washington ao setor de chips da China.
Mas as perspectivas de aumento da oferta no exterior limitaram o potencial de alta dos preços, de acordo com analistas.
A Vale, uma das maiores fornecedoras de minério de ferro do mundo, estimou na terça-feira que produziria entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas de minério em 2025, em comparação com cerca de 328 milhões de toneladas este ano.
'A oferta abundante e a falta de confiança do mercado pesaram sobre os preços do carvão de coque e do coque', disseram os analistas da Galaxy Futures em nota comentando outros ingredientes siderúrgicos.
(Reportagem de Amy Lv, Colleen Howe, Varun H K e Sonia Cheema)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO