Minério de ferro tem ganho semanal com esperança de estímulos na China e cenário otimista de demanda
Publicada em
Por Gabrielle Ng
CINGAPURA (Reuters) - Os preços futuros do minério de ferro na bolsa de Dalian caíram nesta sexta-feira, mas registraram um aumento na base semanal, conforme a perspectiva de novos estímulos econômicos na China e uma recuperação na demanda de aço elevaram o sentimento do mercado em meio à vacilante recuperação da economia chinesa.
O contrato de janeiro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE) da China encerrou as negociações do dia com queda de 0,29%, a 694,0 iuanes (97,72 dólares) a tonelada. Na semana, o contrato ganhou 1,76%.
O minério de ferro de referência de outubro na Bolsa de Cingapura recuou 2,17%, para 92,7 dólares a tonelada.
A China está pronta para cortar as taxas de juros de mais de 5 trilhões de dólares em hipotecas pendentes já neste mês, informou a Bloomberg News na quinta-feira.
'Não esperaríamos nem de perto uma transmissão de 1:1 para as vendas no varejo, já que a confiança do consumidor está próxima dos mínimos históricos e a disposição das famílias para poupar está próxima dos máximos históricos. No entanto, trata-se de um movimento significativo que deve proporcionar benefícios reais tangíveis para as famílias e apoiar o consumo', disseram os analistas do ING em uma nota.
Os dados sobre os preços de moradias, previstos para sábado, serão examinados de perto em busca de sinais de estabilização, disse o ING.
Enquanto isso, os estoques dos cinco principais produtos siderúrgicos acabados mantidos por traders chineses diminuíram pela nona semana consecutiva, de 6 a 12 de setembro, atingindo mínimas de quase oito meses, segundo dados da consultoria chinesa Mysteel.
A queda de 6,3% na semana refletiu uma melhora adicional no comércio spot e um aumento modesto das necessidades de reposição entre os usuários finais antes do feriado do Festival de Meio de Outono da China, disse a Mysteel.
Os mercados chineses estarão fechados de 16 a 17 de setembro para o feriado e retomarão as negociações em 18 de setembro.
(Reportagem de Gabrielle Ng)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO