Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministério da Fazenda prevê mais inflação e menos crescimento em 2025

Placeholder - loading - Prédio do Ministério da Fazenda em Brasília 14/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Prédio do Ministério da Fazenda em Brasília 14/02/2023 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Fazenda reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e elevou sua projeção para a inflação, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Política Econômica (SPE), que aposta em uma melhora nos preços à frente com a valorização do real e a desaceleração da atividade.

A Fazenda agora projeta que a inflação medida pelo IPCA fechará 2025 em 4,8%, acima do teto da meta do Banco Central de 4,5% e ante previsão anterior, divulgada em novembro, de 3,6%.

Em 2024, o IPCA acumulou alta de 4,83%. A SPE destacou que a inflação seguirá resiliente diante de efeitos defasados da depreciação cambial e do ritmo aquecido da atividade.

Segundo o documento, a expectativa é de desaceleração dos preços de alimentos no ano, com perspectivas mais positivas para o clima e para a produção agrícola, e de alta na inflação de bens industriais e preços monitorados. Para serviços, a SPE prevê estabilidade, com desaceleração de preços sensíveis aos efeitos da alta da Selic nos mercados de crédito e trabalho.

Segundo a secretaria, 0,9 ponto percentual da inflação projetada para 2025 se deve a impactos diretos da variação cambial verificada até o final do ano passado, 'cenário que pode mudar a depender da dinâmica cambial nos próximos meses'.

Na avaliação do secretário de Política Econômica da Fazenda, Guilherme Mello, uma eventual persistência do cenário recente de valorização do real poderá reduzir a inflação com mais intensidade do que o previsto atualmente pela pasta.

Para ele, a desaceleração do PIB previsto para este ano também coloca a atividade em nível “mais próximo do que consideramos o potencial não inflacionário do país”.

PIB MAIS FRACO

O relatório da SPE reduziu a previsão para o PIB de 2025 de 2,5% para 2,3%, refletindo, segundo a pasta, o ciclo contracionista das políticas fiscal e monetária.

'É um arrefecimento (do PIB), mas ainda em um patamar que mantém um dinamismo da economia brasileira compatível com o esforço de trazer a nossa inflação de volta para mais perto da meta ao longo do tempo', disse Mello.

Para ele, a composição do crescimento deste ano, que deve ser impulsionado por uma safra mais forte do agronegócio, tende a ser mais benigna para o cenário inflacionário.

O secretário ainda afirmou que uma perspectiva de maior produção global de petróleo é outro fator que poderá colaborar com o controle da inflação, ao impactar positivamente preços de combustíveis.

Ele acrescentou que o governo observa o patamar do câmbio e seus reflexos sobre preços.

'Caso esse câmbio mais valorizado persista, obviamente, isso terá impactos no nosso cenário inflacionário, impactos de redução desse quadro', disse.

Após fechar 2024 próximo a R$6,20, o dólar perdeu tração frente ao real no início deste ano, acompanhando movimento global. A moeda norte-americana operava em R$5,78 no meio da tarde desta quinta-feira.

Em meio às previsões de desaceleração da atividade, Mello ainda afirmou que o mercado de trabalho no Brasil deverá arrefecer neste ano, mas ainda apresentará saldo positivo.

'Você vai continuar tendo resultados satisfatórios do ponto de vista do mercado de trabalho, mas em um ritmo menor', afirmou.

(Por Victor Borges e Bernardo Caram)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ministerio da fazenda preve …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.