Ministro da Defesa da China é investigado por corrupção, diz jornal
Publicada em
Por Laurie Chen
PEQUIM (Reuters) - O ministro da Defesa da China, Dong Jun, foi colocado sob investigação como parte de uma ampla investigação anticorrupção que tem perturbado os altos escalões do Exército de Libertação Popular, informou o Financial Times na quarta-feira.
Dong é o terceiro ministro da Defesa chinês consecutivo, em exercício ou ex-ministro, a ser investigado por suposta corrupção, informou o FT, citando autoridades norte-americanas atuais e anteriores.
Quando questionada sobre a reportagem do FT em uma reunião diária com a imprensa, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Mao Ning disse que a reportagem estava 'perseguindo sombras'.
O Ministério da Defesa da China não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário da Reuters.
As Forças Armadas da China têm passado por um amplo processo anticorrupção desde o ano passado, com pelo menos nove generais do ELP e alguns executivos do setor de defesa removidos do órgão legislativo nacional até o momento.
Dong, ex-chefe da Marinha, foi nomeado ministro da Defesa em dezembro de 2023. Seu antecessor, Li Shangfu, foi removido após sete meses no cargo.
Na semana passada, Dong se recusou a se encontrar com o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, durante uma reunião de ministros da Defesa no Laos, citando ações dos EUA em relação a Taiwan, uma medida que o chefe do Pentágono disse na quarta-feira ser infeliz.
(Reportagem de Laurie Chen)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO