Ministro defenderá exploração da Margem Equatorial em discurso na Petrobras
Publicada em
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defenderá em discurso nesta quarta-feira, durante cerimônia de posse da CEO da Petrobras, Magda Chambriard, que o governo construa junto com o Ibama e a petroleira um caminho ambientalmente seguro para explorar a chamada Margem Equatorial, segundo documento visto pela Reuters.
A área, que vai do Rio Grande do Norte ao Amapá, tem grande potencial para descobertas de petróleo em alto-mar, mas também enormes desafios socioambientais.
O Ibama rejeitou no ano passado um pedido da Petrobras para perfurar na Bacia de Foz do Rio Amazonas, região vista como de maior potencial da Margem Equatorial. A companhia entrou com um pedido de reconsideração, mas o órgão ambiental federal ainda não respondeu.
'Vamos sim construir, junto com o Ibama, tecnicamente, um caminho ambientalmente seguro', diz o discurso programado para ser lido pelo ministro no evento, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, manifestou nesta quarta-feira a expectativa de que haja uma decisão em breve sobre o pedido de reconsideração da Petrobras.
O presidente Lula tem defendido prospeção da Petrobras na região e afirmado que o Brasil não pode perder a oportunidade de explorar as riquezas da região.
A cerimônia de posse de Chambriard deve contar com a presença do presidente Lula.
(Por Rodrigo Viga Gaier e Fábio Teixeira)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO