Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro dos Transportes defende capital privado em grandes projetos de ferrovia

Placeholder - loading - Ferrovia Transnordestina 26/10/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ferrovia Transnordestina 26/10/2016 REUTERS/Ueslei Marcelino
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O novo ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho, afirmou nesta terça-feira que novos projetos de ferrovias no Brasil precisam de capital privado e que para isso é necessário respeito a contratos de concessão para garantir segurança aos investidores de longo prazo.

Após cerimônia de posse realizada em um auditório lotado e que contou com a presença de figuras tradicionais da política nacional como a do ex-presidente José Sarney, o ministro afirmou que 'para novos grandes projetos, principalmente (serão firmadas) parceiras público-privadas'.

A pasta dos Transportes antes estava incorporada no Ministério da Infraestrutura, mas foi desmembrada em Transportes e Portos e Aeroportos no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

'Nesse momento pela nova ordem mundial não é moleza construir uma ferrovia...Vou tentar ampliar o espaço das ferrovias no modal de transportes', disse Renan Filho.

Ele afirmou ainda que pretende 'revisitar' o marco rodoviário de transporte de carga e que 'se for necessário' haverá esforços para mudar a lei aprovada durante o governo de Michel Temer. 'Vou fazer um roadshow nos próximos dias para a gente encontrar o melhor caminho', disse o ministro, se referindo ainda à possibilidade de regulamentação do marco.

Renan Filho reafirmou nesta terça-feira que nos próximos 15 dias pretende divulgar um plano de ação para os próximos 100 dias, com obras que sua pasta entender como prioritárias para serem retomadas ou aceleradas e detalhes sobre o escoamento da safra agrícola do país.

Ele comentou ainda que o calendário atual de concessões será mantido.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular.

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar.Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ministro dos transportes …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.