Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro francês é contra a moeda virtual do Facebook

Segundo a autoridade, a Libra representa riscos financeiros e pode estar aberto a abusos.

Placeholder - loading - Libra é a moeda virtual do Facebook (Foto: Pixabay)
Libra é a moeda virtual do Facebook (Foto: Pixabay)
Ver comentários

Publicada em  

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que a moeda virtual do Facebook, a Libra, representa riscos financeiros e pode estar aberto a abusos.

No entanto, ele não explicou como a França poderia manter a libra fora dos 28 membros da União Europeia. A gigante das mídias sociais anunciou planos para uma moeda em julho, mas o projeto enfrentou hostilidade e ceticismo.

Falando sobre o assunto em uma reunião da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, o ministro disse: "Essa eventual privatização de dinheiro contém riscos de abuso de posição dominante, riscos à soberania e riscos para consumidores e empresas."

"A libra também representa um risco sistêmico a partir do momento em que você tem dois bilhões de usuários. Qualquer quebra no funcionamento dessa moeda, no gerenciamento de suas reservas, pode criar uma perturbação financeira considerável", disse.

"Todas essas preocupações com Libra são sérias. Portanto, quero dizer com muita clareza: nessas condições, não podemos autorizar o desenvolvimento de Libra em solo europeu".

Na Suíça

Mas em outro revés para Libra nesta semana, a Suíça disse que o sistema de pagamentos proposto pode enfrentar regras rígidas que normalmente se aplicam aos bancos, além de leis severas contra a lavagem de dinheiro.

A Comissão Europeia respondeu ao anúncio de Le Maire, dizendo que analisaria todos os aspectos da moeda. Questionada sobre a posição da França, Vanessa Mock, porta-voz da comissão, disse: "É provável que quando soubermos mais [sobre] os contornos da moeda, o projeto exigirá alguma forma de autorização na Europa".

O Facebook

A Associação Libra do Facebook disse que os comentários de Le Maire destacam a importância de suas conversas com reguladores em todo o mundo.

"Reconhecemos que o blockchain é uma tecnologia emergente e que os formuladores de políticas devem considerar cuidadosamente como seus aplicativos se encaixam em suas políticas de sistema financeiro", disse Dante Disparte, chefe de políticas da associação.

A moeda, que tem o apoio das empresas de pagamentos Visa e Mastercard e aplicativos de táxi Lyft e Uber, deve ser lançado no próximo ano.

No mundo

O Grupo dos Sete (G7) alertou em julho que não deixaria Libra prosseguir até que todas as preocupações regulatórias fossem resolvidas, dizendo que uma discussão prolongada sobre o projeto poderia ser necessária primeiro.

O Congresso dos EUA está analisando o impacto potencial da moeda, enquanto os chefes de bancos centrais, incluindo Mark Carney, do Reino Unido, expressaram ceticismo. O presidente dos EUA, Donald Trump, twittou que ele "não é um fã" da moeda.

As informações são da BBC News.

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

KELLY HANSEN DEIXA O FOREIGNER; LUIS MALDONADO É O NOVO VOCALISTA

O vocalista Kelly Hansen, conhecido por revigorar o som clássico do Foreigner desde 2005, anunciou oficialmente sua saída definitiva da banda durante a grande final da 27ª temporada do The Voice USA, em 20 de maio de 2025. Ao cantar sucessos como “Feels Like the First Time” e “I Want to Know What Love Is”, Hansen emocionou fãs e comunicou que a turnê de verão deste ano marcará seu adeus aos palcos com o grupo.

“Foi uma das maiores honras da minha vida”, declarou o cantor ao vivo na televisão americana.

Luis Maldonado assume os vocais após sucesso em turnê latino-americana

O novo vocalista do Foreigner é o talentoso Luis Maldonado, multinstrumentista e guitarrista da formação atual da banda. Maldonado chamou a atenção do público e da crítica durante a mais recente turnê latino-americana, na qual assumiu temporariamente os vocais principais.

A performance do músico foi especialmente notada durante o show da banda em São Paulo, coberto pela equipe da Rádio Antena 1 (clique aqui e veja a reportagem completa). Sua energia no palco, precisão vocal e domínio técnico impressionaram os fãs, reforçando sua capacidade de manter vivo o legado do Foreigner.

Mick Jones aprova a transição: “Luis tem alma e potência vocal”

O guitarrista e fundador da banda, Mick Jones, elogiou a atuação de Maldonado:

“Ele tem a alma, a energia e a potência vocal que o Foreigner precisa nesta nova fase”.

Aos 80 anos e afastado das turnês por questões de saúde, Jones continua como força criativa nos bastidores e aposta em Maldonado para liderar a banda rumo ao seu 50º aniversário, que será celebrado com uma turnê comemorativa e um documentário previsto para 2026.

Turnê de despedida e novos planos para 2026

A banda segue com a Historic Farewell Tour, que se estende até o fim de 2025. O cronograma prevê apresentações nos Estados Unidos, Europa e Ásia, com a promessa de encerrar com um show histórico em Nova York.

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ministro frances e contra a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.