Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Moldávia enfrenta dificuldades para lidar com aumento de pedidos de cidadania dos russos

Placeholder - loading - Bandeira da Moldávia durante cerimônia do Dia da Bandeira do Estado em Chisinau, Moldávia  27/04/2023 REUTERS/Vladislav Culiomza
Bandeira da Moldávia durante cerimônia do Dia da Bandeira do Estado em Chisinau, Moldávia 27/04/2023 REUTERS/Vladislav Culiomza

Publicada em  

Por Alexandre Tanas

CHISINAU (Reuters) - Autoridades da Moldávia, ex-república soviética, disseram nesta segunda-feira que enfrentam dificuldades para lidar com um aumento acentuado nos pedidos de concessão de cidadania a cidadãos da Rússia, em guerra.

'Perante aumento nos pedidos de cidadania moldava, a agência pede ao governo que estenda o prazo de análise dos pedidos para seis meses', em vez do prazo atual de 20 dias, disse agência governamental que, entre outras coisas, trata de cidadania e passaportes.

'A situação geopolítica na região criada pela guerra da Rússia contra a Ucrânia gerou um aumento no número de pessoas que procuram adquirir a cidadania moldava.'

A agência disse que 70% dos requerentes eram cidadãos russos e 20 por cento ucranianos, sem fornecer números específicos sobre o número de candidatos à cidadania da Moldávia, um dos países mais pobres da Europa.

O governo pró-europeu da Moldávia denunciou a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Partes de mísseis russos que aparentemente têm como alvo a Ucrânia pousaram em seu território.

Antes da independência, a Moldávia fez parte do império russo, da União Soviética ou da grande Romênia há cerca de 150 anos.

A população da era soviética de 4,3 milhões diminuiu para cerca de 2,5 milhões -- sem contar o enclave da Transnístria, governado por separatistas pró-Rússia -- à medida que cerca de um milhão de cidadãos partiram em busca de uma vida melhor.

A Moldávia pós-soviética desenvolveu laços estreitos com a Romênia, membro da União Europeia, a oeste, com base na língua e história partilhadas.

Além disso, os cidadãos moldavos que possam provar que seus antepassados ​​viveram no território do Estado da Grande Romênia antes de parte deste ter sido incorporada pela União Soviética em 1940 têm o direito de procurar a cidadania romena e, portanto, da UE.

(Reportagem de Alexander Tanas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. moldavia enfrenta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.