Molécula, encontrada em planta, pode auxiliar no combate à anemia
Substância está presente no Cipreste Japonês, mas, ainda não se sabe como a molécula pode ser prescrita a humanos
Publicada em
Pesquisadores norte-americanos encontram molécula, que auxilia no combate à anemia. Substância ajuda no transporte de ferro e aumenta a produção de hemoglobina. O estudo foi publicado na revista americana Science.
A molécula está presente numa planta bastante popular na Ásia, o cipreste japonês, e poderá ser usada, também, contra a doença celíaca.
Falha no transporte de ferro, mineral associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte do oxigênio podem causar anemia, entre outras enfermidades.
Pesquisa
O hinokitiol foi testado em fungos, peixes e ratos, e o resultado foi promissor, sendo assim essa descoberta pode ajudar em terapias futuras.
Testes foram feitos com leveduras, peixes-zebra, ratos e células de mamíferos. Todas as amostras tratadas com o hinokitiol tiveram como resultado o aumento da produção de hemoglobina, proteína que transporta oxigênio no sangue de vertebrado, devido à administração da substância.
Segundo os cientistas, o efeito do teste nas cobaias aponta que a molécula poderia ser usada como um tratamento. Pois, possui enorme potencial terapêutico. Os pesquisadores ainda relatam que a anemia ferropriva é um dos problemas nutricionais mais comuns no mundo.
Os cientistas planejam realizar novos testes com a substância, pois ainda não se sabe como o uso do hinokitiol pode ser prescrito a humanos.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO