Moody's piora projeção e passa a ver queda de 5,2% do PIB brasileiro em 2020
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou a previsão para o desempenho da economia brasileira neste ano, passando a prever contração de 5,2%, enquanto cortou as projeções para todos os países do G20 conforme os custos da pandemia do coronavírus se acumulam 'rapidamente'.
No começo do mês, a agência previa que o PIB brasileiro encolheria 1,6% em 2020. Para 2021, a Moody's vê crescimento de 3,3%.
A agência --que atribui ao Brasil rating de crédito soberano de longo prazo em moeda estrangeira de 'Ba2', com perspectiva estável-- calculou que as medidas de apoio do governo brasileiro contra os efeitos econômicos do coronavírus somam cerca de 6,5% do PIB, mas avaliou que deverão ser expandidas conforme a escala dos danos econõmicos se tornar mais clara e a pressão da opinião pública por mais ação crescer.
A Moody's inclui o Brasil na lista de países cujos governos adotaram medidas menos rigorosas de combate à transmissão da pandemia, junto com México, Turquia, Indonésia, Arábia Saudita e Rússia.
A agência estima que a economia do G20 cairá 5,8% em 2020.
(Por José de Castro)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO