Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Mourão indica que navio é origem do petróleo que atinge Nordeste

Placeholder - loading - Vice-presidente da Repúblcia, Hamilton Mourão. 3/7/2019. REUTERS/Adriano Machado
Vice-presidente da Repúblcia, Hamilton Mourão. 3/7/2019. REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um navio que liberou petróleo no mar seria a causa das manchas de óleo que atingem as praias do Nordeste desde o início de setembro, disse nesta quarta-feira o presidente em exercício, Hamilton Mourão, para quem a investigação sobre o tema está perto de ser concluída.

Segundo Mourão, há uma boa chance de o governo anunciar a conclusão das investigações indicando o navio responsável ainda esta semana.

Para o presidente em exercício, uma possibilidade é que o vazamento tenha ocorrido durante uma 'ejeção de porão', quando o navio libera o óleo no mar, possivelmente para resolver um problema de estabilidade.

'Acho que o cara fez uma ejeção de porão pela quantidade de óleo lançado, mas acho que temos que ir ao navio', comentou ele, segundo áudio divulgado pela assessoria de imprensa de Mourão.

Ele explicou que muitas vezes o comandante da embarcação tira um pouco do óleo, se está com problema de estabilidade.

'Nossa investigação está chegando lá. Estamos aguardando o presidente (Jair Bolsonaro) chegar... A gente sempre aprende no quartel o seguinte: notícias boas é o comandante que dá...', disse ele, lembrando que o presidente está no exterior.

Mourão recebeu nesta quarta-feira o comandante da Marinha, o almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, que deu detalhes sobre a investigação, segundo informação da Agência Brasil.

O presidente em exercício disse que o resultado da investigação será anunciado quando o governo tiver '100% de certeza', mas indicou que a embarcação não seria um 'dark ship', ou 'navio fantasma', que navega em águas internacionais sem o sistema de identificação.

'Acho que ele (o navio) não é ilegal', disse Mourão. 'Nessa investigação nós levantamos que vários 'dark ship' cruzaram aquela área, mas nenhum deles estava transportando óleo.'

Segundo o presidente em exercício, as apurações indicam que o 'transponder' do navio não estaria desligado durante o vazamento.

Questionado se o governo vai exigir algum tipo de reparação, Mourão disse que sim.

'Tem que cobrar, tem que multar. Existe uma legislação do mar em relação ao meio ambiente', disse.

(Por Rodrigo Viga Gaier; texto de Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. mourao indica que navio e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.