Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

MP traz autorização para BC emitir swaps mais longos, diz Haddad

Placeholder - loading - Ilustração fotográfica de uma nota de dólar 17/07/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Ilustração fotográfica de uma nota de dólar 17/07/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que medida provisória editada pelo governo nesta segunda-feira com iniciativas na área de crédito traz autorização para que o Banco Central emita contratos de swap cambial com prazos mais longos.

A possibilidade de ajuste nessas operações, que atualmente normalmente não excedem o prazo de um ano, é um braço do novo programa de hedge cambial lançado pelo governo em fevereiro.

Em entrevista coletiva para tratar da MP, Haddad disse que, eu seu entendimento, o BC já podia fazer essas operações mais longas, mas que 'por cautela' foi decidido incluir a permissão em lei.

'Isso também é muito importante para criar uma curva de longo prazo de swap, que nós não temos hoje. Isso é muito importante para os investidores de longo prazo, ele ver desenhado uma curva de câmbio no nosso país', disse Haddad.

Nos contratos de swaps tradicionais, o BC oferta contratos nos quais troca a variação do dólar, acrescida de uma taxa, pela da taxa básica de juros de um determinado período. Essa operação, que provê proteção cambial aos interessados, faz com que, na prática, o BC compute perdas quando o dólar se valoriza, e ganhe no fortalecimento do real.

Uma fonte governamental familiarizada com o desenvolvimento da medida disse que o banco central deverá iniciar este alongamento dos prazos este ano. O Banco Central não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A decisão ficará sob a jurisdição do diretor de Política Monetária Gabriel Galípolo, que desenvolveu uma relação de trabalho mais estreita com Lula com a bênção de seu parceiro acadêmico Luiz Gonzaga Belluzzo, conselheiro econômico de longa data do presidente.

Galípolo é visto como um dos principais candidatos à sucessão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, cujo mandato termina este ano.

A luz verde para rolar os swaps para prazos mais longos foi vista como “muito importante” pela equipa econômica do presidente, que vê liquidez limitada no mercado para prazos de cobertura cambial superiores a cinco anos, dificultando a atração de investidores para projetos que exijam horizontes mais longos.

Campos Neto, por sua vez, já disse que as discussões sobre a prorrogação variaram de 1 ano a 18 meses, acrescentando que os legisladores não pretendiam executar “uma troca muito longa”.

O governo anunciou em fevereiro programa que oferecerá proteção cambial para investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no país, por meio de operações com derivativos cambiais e linhas de financiamento específicas.

(Por Marcela Ayres e Lisandra Paraguassu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. mp traz autorizacao para bc …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.