Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Museu do Ipiranga anuncia cursos gratuitos com certificado USP

Cursos serão ministrados online e tratarão sobre a história da arte no Brasil

Placeholder - loading - Museu - Faixada do museu
Museu - Faixada do museu
Ver comentários

Publicada em  

Em processo de reabertura, o Novo Museu do Ipiranga, unidade de ensino e pesquisa da USP, estará disponibilizando dois cursos gratuitos com certificados da Universidade. Os cursos serão sobre ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’ e ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões’. Os cursos ocorrerão nos dias 9 e 10 e 23 e 24 de novembro, respectivamente.

Para participar é necessário realizar a inscrição no Sistema Apolo da USP até os dias 05/11 (para o primeiro curso) e 19/11 (para o segundo). Cada curso contará com 400 vagas, sendo 50% delas destinadas a alunos e professores da rede pública, que devem enviar o documento de comprovação de atividade para cursosmp@usp.br. Se as inscrições ultrapassarem o número de vagas, será realizado um sorteio para decidir quem irá participar.

Os participantes devem cumprir toda a carga horária de seis horas dos cursos, que será dividida em dois dias, para receber o certificado na área de Difusão Cultural.

Sobre os cursos

O primeiro curso, ‘A pintura "Independência ou Morte!": significados e a sua materialidade’, tratará sobre um dos quadros mais famosos da história de nosso país, que foi realizado pelo célebre pintor Pedro Américo em homenagem ao imperador Dom Pedro I, e funciona até hoje como uma forma de engrandecer a figura do monarca e o processo de independência do país, como um grande caso propagandístico.

Nas aulas também serão tratadas as influência que o artista teve para pintar o quadro, bem como sua associação com o regime imperial e com a cidade de São Paulo em si, além dos processos de restauração e de manutenção da obra. O quadro está no Monumento mesmo antes dele ser inaugurado como Museu Paulista em 1895.

Imagem de conteúdo da notícia "Museu do Ipiranga anuncia cursos gratuitos com certificado USP" #1
Toque para aumentar

Já o segundo, ‘Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões', tratará do funcionamento da curadoria e da formação de exposições artísticas. Bem como se deve imaginar, não é nada fácil escolher as obras que formarão uma exposição, bem como o tempo em que ficarão disponíveis ao público e a forma de exibição.

Para esclarecer mais sobre esse assunto e aprofundar os conhecimentos dos alunos, as aulas ministradas pela professora Ina Herbert trarão informações sobre todo esse processo. Também serão dados exemplos a partir do próprio processo de abertura do Novo Museu do Ipiranga.

Sobre o Museu Paulista

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido popularmente simplesmente por Museu do Ipiranga, é o mais antigo museu da cidade. Ele foi fundado em 7 de setembro de 1895 para ser um símbolo da independência do país, funcionando como um museu de história natural.

O local está sob gestão da USP desde 1963, servindo para desenvolver os pilares universitários da pesquisa, a educação e a extensão. Fechado em 2013, sua reabertura está prevista para setembro de 2022, e esperamos ansiosamente para que ocorra dentro deste prazo!

Veja também:

4º edição da Festa Literária da Penha homenageia escritora Carolina Maria de Jesus

Museu do Ipiranga anuncia cursos gratuitos com certificado USP

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

16 H
  1. Home
  2. noticias
  3. museu do ipiranga anuncia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.