Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Música Clássica: benefícios para o cérebro

A música tem capacidades especiais no cérebro e no corpo

Placeholder - loading - IStock
IStock
Ver comentários

Publicada em  

A música clássica nasceu na Europa e tem grandes nomes como Mozart, Bach, Beethoven, Chopin. Ela pode ser feita para instrumentos solos de cordas, sopro ou para Orquesta, seja ela sinfônica ou filarmônica. Mas essa música tão antiga tem chamado a atenção dos médicos e especialistas pelos efeitos que tem causado no corpo.

É o que apontou um estudo da universidade de Stanford. “A dopamina é uma substância química que, entre outras coisas, afeta o estado emocional e a habilidade de sentir prazer. A liberação de dopamina, que ocorre enquanto outras áreas do cérebro interagem, permite o aumento da sensação de bem-estar. O benefício da música clássica implica no nosso entendimento sobre desordens como depressão, bipolaridade e esquizofrenia”, afirmam os autores do estudo.

Veja aqui 5 benefícios da música clássica para a saúde.

1 Combate à Insônia

Paciente com quadros clínicos de insônia conseguiram melhorar o tempo e a qualidade de seu sono depois de serem expostos à música clássica. Foi isso que concluiu um estudo da Universidade de Toronto, segundo os pesquisadores o ritmo e os tons das obras ajudam a criar ondas cerebrais mais lentas que propiciam um melhor sono. Algo antes só alcançado com longas meditações.

As obras que surtiram mais efeito nesses casos estudados foram as compostas por Brahms, Handel, Mozart, Strauss e Bach. Veja abaixo uma obra recomendada pelo estudo


2 Baixar a pressão arterial

Na universidade de San Diego, pacientes foram expostos a Jazz, Pop e música clássica. Os expostos a essa última tiveram significantes reduções em seu nível de pressão. Mais que isso o efeito se torna mais potente quando a obra não tem letra e são poucas as variações de volume e ritmo, ou seja, pouco estimulantes.

As obras que se saíram melhores no estudo foram as de Mozart e Strauss, sendo Mozart o mais “potente”. A obra escolhida foi a sinfonia No. 40 em Sol menor.


3 Efeito Calmante

“A música clássica produz esse efeito calmante ao estimular o cérebro a liberar dopamina (um hormônio associado ao prazer) e inibir a liberação de hormônios do estresse”, disse o Dr. Kevin Labar. Pesquisador da Duke University que testou mulheres gravidas que ouviram um CD de 30 minutos de música clássica. As pacientes tiveram níveis de estresse, ansiedade e depressão reduzidos, porém ele ressalta que não há efeito se o paciente não gostar do estilo


4 Redução de dor e ansiedade

Com fones de ouvidos que cancelam ruido tocando musica clássica foram capazes de reduzir os níveis de dor em uma biópsia de proposta, evitando o comum pico de pressão provocado pelo procedimento. O cancelamento de ruido ainda aumentou mais os resultados.

O estudo usou concertos variados de Bach, escute a baixo


5 Desenvolvimento cerebral em crianças

O chamado “Efeito Mozart” trata do fenômeno onde crianças tem um desenvolvimento maior de seu raciocínio lógico quando são expostas as obras de Mozart em seu período de desenvolvimento cerebral. O efeito é ainda maior quando um instrumento é ensinado a criança. Dentre os vários estudos que comprovaram o efeito está o do Dr. Gordon Shaw da Universidade da California, que registrou ganho real de Q.I nas crianças.

Veja uma coletânea de Mozart

Veja Também

ABBA LANÇA “VOYAGE”, ÚLTIMO ÁLBUM DA BANDA COM MÚSICAS INÉDITAS

THE WEEKND FAZ PARTICIPAÇÃO ESPECIAL EM CANÇÃO DE POST MALONE

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

21 H
  1. Home
  2. noticias
  3. musica classica beneficios …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.