Na Páscoa Ortodoxa, Zelenskiy pede que ucranianos se unam em oração
Publicada em
Por Pavel Polityuk e Lidia Kelly
KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu que seus compatriotas ucranianos rezem uns pelos outros e pelos soldados na linha de frente da guerra com a Rússia durante a Páscoa Ortodoxa, celebrada neste domingo, dizendo que Deus -- que tem uma 'bandeira ucraniana no ombro' -- conduzirá à vida, derrotando a morte.
'Vamos orar uns pelos outros. Quando todos nos aproximamos, não éramos mais estranhos uns aos outros', disse Zelenskiy, vestido com uma tradicional camisa ucraniana bordada -- vyshyvanka -- e suas típicas calças cáqui, em um vídeo publicado no aplicativo de mensagens Telegram.
Em frente à milenar Catedral de Santa Sofia, em Kiev, um monumento espiritual e arquitetônico da fé do país, Zelenskiy disse que a Ucrânia luta há 802 dias contra a Rússia por uma vitória.
'E acreditamos: Deus tem uma insígnia com a bandeira ucraniana em seu ombro. Portanto, com tal aliado, a vida certamente vencerá a morte.'
Os cristãos ortodoxos, incluindo a Igreja Ortodoxa na Ucrânia e na Rússia, celebram a Páscoa neste fim de semana, enquanto a maioria das igrejas ocidentais observaram o feriado em 31 de março.
Em Moscou, o presidente Vladimir Putin participou de um serviço religioso de Páscoa liderado pelo chefe da Igreja Ortodoxa da Rússia, o Patriarca Kirill, um forte apoiador do líder russo e de sua guerra na Ucrânia.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO