Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Netanyahu não obtém maioria parlamentar em eleição acirrada em Israel

Placeholder - loading - Netanyahu discursa na sede do Likud em Tel Aviv 18/9/2019 REUTERS/Ammar Awad
Netanyahu discursa na sede do Likud em Tel Aviv 18/9/2019 REUTERS/Ammar Awad
Ver comentários

Publicada em  

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, não conseguiu obter a maioria em uma eleição parlamentar que projeta um empate entre seu bloco de direita e um grupo de centro-esquerda liderado pelo ex-chefe militar Benny Gantz.

O resultado, de acordo com apuração quase completa divulgada nesta quarta-feira, representa um novo golpe para o líder mais longevo de Israel, que já estava enfraquecido pela incapacidade de formar um governo após uma eleição inconclusiva em abril.

Diante do fato de a formação de uma coalizão voltar a ser chave para um governo, pode levar dias ou até semanas até que fique claro se o político aclamado pelos apoiadores como 'rei Bibi' foi destronado após uma década no poder.

Segundo a mídia israelense, mais de 90% dos votos das eleições de terça-feira foram contabilizados, e o bloco liderado pelo partido Likud, de Netanyahu, foi perto do grupo liderado pelo partido de centro Azul e Branco, de Gantz.

O bloco liderado pelo Likud parecia a caminho de obter 55 dos 120 assentos do Parlamento, enquanto 56 iriam para a aliança de centro-esquerda, números abaixo dos 61 necessários para formar um governo de maioria.

Um porta-voz do Likud disse que os líderes de legendas de direita se reuniram com Netanyahu no gabinete do premiê na quarta-feira e se comprometeram a trabalhar com ele para formar o próximo governo.

O ex-ministro da Defesa Avigdor Lieberman emergiu como um possível fiel da balança na condição de líder do partido secular nacionalista Yisrael Beitenu.

Lieberman vem pressionando por um governo de união composto pelos maiores partidos. Ele recusou a proposta de Netanyahu de formar uma coalizão religiosa de direita após a eleição de abril, provocando a repetição inédita da votação na terça-feira.

Netanyahu, que enfatizou seu relacionamento próximo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a campanha, disse no discurso que fez às 3h da manhã na sede eleitoral do Likud em Tel Aviv que pretende criar um 'governo sionista forte' que refletirá as opiniões de 'muitas das pessoas da nação'.

Em declarações a partidários do Likud, Netanyahu, o premiê israelense que ocupou o cargo por mais tempo, bebeu água com frequência e falou com voz rouca. Ele não reivindicou a vitória nem reconheceu uma derrota, dizendo que aguardará o resultado final.

Gantz foi mais otimista, dizendo em um comício de seu partido Azul e Branco que parecia que 'cumprimos nossa missão', e prometeu trabalhar para a formação de um governo de união.

'Agora é a hora da verdadeira corrida', disse ele mais tarde a repórteres.

Gantz não descartou participar de um governo com o Likud, mas disse que o Azul e Branco não fará parte de uma administração com Netanyahu, citando suspeitas de corrupção que enfrenta. Netanyahu nega qualquer irregularidade.

(Por Jeffrey Heller, Dan Williams, Maayan Lubell e Stephen Farrell, em Jerusalém, e Akram El-Satarri, em Gaza)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

22 H
  1. Home
  2. noticias
  3. netanyahu nao obtem maioria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.