Nigerianos votam com atraso após falhas no sistema eleitoral
Publicada em
Atualizada em
Por Tife Owolabi
YENAGOA, Nigéria (Reuters) - Os nigerianos ainda votavam em algumas partes do país neste domingo depois que falhas no sistema eleitoral os impediram de participar do pleito no sábado, embora os resultados da eleição nacional devam começar a ser anunciados a partir das 18h no horário local (14h, no horário de Brasília), disse a comissão eleitoral.
A apuração já está em andamento nas eleições presidenciais e parlamentares do principal exportador de petróleo da África Ocidental, com o resultado final previsto para até cinco dias.
O presidente da comissão, Mahmood Yakubu, disse em coletiva de imprensa na capital Abuja que os resultados coletados em alguns dos 36 estados da Nigéria serão anunciados a partir da noite deste domingo.
Espera-se que a corrida para suceder o presidente Muhammadu Buhari seja a mais acirrada da história da Nigéria, com candidatos de dois partidos que se alternaram no poder desde o fim do regime militar em 1999 enfrentando uma concorrência extraordinariamente forte de um candidato de partido menor que é bastante popular entre os eleitores jovens.
Um repórter da Reuters viu pessoas deixando seus votos em postos de votação na cidade de Yenagoa, no sul da Nigéria, onde o pleito não pôde ocorrer em algumas regiões no sábado porque agentes eleitorais e materiais não chegaram a tempo.
Em um destes postos, os eleitores estavam em um terreno arenoso e cheio de mato, verificando se seus nomes estavam colados em uma casa de concreto semi-construída.
(Reportagem adicional de Hamza Ibrahim MacDonald Dzirutwe e Tim Cocks em Lagos, Felix Onuah em Abuja e Ahmed Kingimi em Maiduguri)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO