Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Níveis globais de dióxido de carbono atingiram novo recorde em 2017, alerta ONU

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Níveis globais de dióxido de carbono atingiram novo recorde em 2017, alerta ONU"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

GENEBRA (Reuters) - A quantidade de dióxido de carbono na atmosfera atingiu um novo recorde no ano passado, e as emissões não dão sinais de diminuição, alertou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quinta-feira.

O Boletim sobre Gases do Efeito Estufa, que é divulgado anualmente, acabou com as esperanças de uma redução das emissões de CO2, o subproduto da queima de combustíveis fósseis que os cientistas dizem ser a principal causa do efeito estufa, causador do aquecimento global.

'A ciência é clara. Sem cortes rápidos de CO2 e outros gases do efeito estufa, a mudança climática terá impactos cada vez mais destruidores e irreversíveis sobre a vida na Terra. Essa janela de oportunidade para a ação está quase fechada', disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em um comunicado.

O relatório da agência da ONU descobriu níveis de CO2 de 405,5 partes por milhão em 2017, um aumento em relação às 403,3 ppm de 2016.

A taxa de aumento se alinha à taxa de crescimento médio da última década, que foi a mais rápida em 55 milhões de anos, disse a OMM. Os níveis de dióxido de carbono aumentaram 46 por cento desde a era pré-industrial, por volta de 1750.

'O mais alarmante é que... metade do aumento em relação aos tempos pré-industriais veio nos últimos 30 anos', disse Oksana Tarasova, chefe de pesquisa ambiental atmosférica da OMM.

Esperava-se que a elevação fosse muito menor em 2017 porque o ano anterior foi afetado pelas condições climáticas do 'El Niño', que normalmente são acompanhadas por uma grande redução no aumento das concentrações de CO2.

As negociações climáticas da ONU na Polônia no mês que vem têm por meta combinar uma série de regras para o Acordo de Paris de 2015 sobre a mudança climática, que estabeleceu o objetivo ambicioso de encerrar a era dos combustíveis fósseis neste século.

A chefe de direitos humanos da ONU, Michelle Bachelet, enviou uma carta a todos os Estados dizendo que, pela lei internacional de direitos humanos, eles têm a obrigação legal de evitar a mudança climática e tentar mitigar seus efeitos.

Os Estados Unidos são o único país que anunciou sua intenção de se retirar do Acordo de Paris, e o presidente Donald Trump questionou as evidências científicas que o embasam.

'O aquecimento global é inequívoco', disse a vice-secretária-geral da OMM, Elena Manaenkova. 'A mudança climática está provada cientificamente'.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

5 H
  1. Home
  2. noticias
  3. nivel global de dioxido de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.