Nobel suspende banquete da premiação em dezembro
Vencedores do prêmio serão anunciados, mas cerimônia passará por mudanças em decorrência da pandemia do novo coronavírus
Publicada em
A Fundação Nobel suspendeu ontem (21) o tradicional banquete do prêmio internacional, visando reduzir a propagação do novo coronavírus na cidade de Estocolmo, sede do evento. Além das pessoas premiadas, o “Nobelfesten” – celebrado anualmente em dezembro por meio de um jantar com variados pratos – costuma reunir a família real da Suécia e cerca de 1.300 convidados, segundo informações coletadas pela AFP.
Veja também: Estudo mostra que distanciamento também reduz gravidade da Covid-19
A comissão organizadora da Fundação também sinalizou que a cerimônia da premiação (que inclui as categorias Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Economia) será mantida, mas com a adoção de mudanças.
"A Fundação Nobel espera poder manter as cerimônias de premiação em 10 de dezembro em Oslo e Estocolmo sob novos formatos que levarão em consideração as restrições relacionadas ao distanciamento social e ao fato de que somente alguns, ou talvez nenhum, dos premiados poderá participar", explicou o órgão em resposta à AFP.
Segundo a agência de notícias francesa, os organizadores cogitam a entrega de medalhas e diplomas nas embaixadas dos países de origem dos homenageados, que serão divulgados entre 5 e 12 de outubro.
É a primeira vez que o banquete da premiação é cancelado desde 1956. À época, a Fundação tomou essa decisão como forma de protesto à invasão da Hungria pela União Soviética – em entrevista à AFP, um porta-voz da instituição explicou que o banquete aconteceu em outra sala, sem a presença do embaixador soviético. A celebração também foi suspensa durante as duas guerras mundiais e a gripe espanhola.
SALA DE BATE PAPO