Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Noruega doa US$50 mi para Fundo Amazônia com queda do desmatamento

Placeholder - loading - Vista aérea na divisa entre Amazônia e Cerrado em Nova Xavantina, Mato Grosso 28/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Vista aérea na divisa entre Amazônia e Cerrado em Nova Xavantina, Mato Grosso 28/07/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Ver comentários

Publicada em  

Por Jake Spring

DUBAI (Reuters) - A Noruega anunciou que doará mais 50 milhões de dólares ao Fundo Amazônia do Brasil para promover a conservação da região da floresta tropical, a primeira doação do país nórdico desde que o fundo foi congelado pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.

O Brasil e a Noruega anunciaram a doação na cúpula da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas COP28, em Dubai. O desmatamento é a maior fonte do Brasil de emissões de gases de efeito estufa que aquecem o planeta.

Como um de seus primeiros atos como novo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva reabriu o Fundo Amazônia para proteger a maior floresta tropical do mundo.

Mas o fundo só pode receber doações quando o Brasil reduz o desmatamento. Durante o governo de Bolsonaro, a destruição da floresta atingiu um recorde de 15 anos.

Lula intensificou agressivamente a aplicação das leis ambientais desde que assumiu, reduzindo as taxas de desmatamento.

A Noruega fez a doação em reconhecimento à queda do desmatamento em cerca de 50% nos primeiros 11 meses do governo Lula, disse o Ministério do Meio Ambiente do Brasil em um comunicado.

'O Brasil tem o compromisso de zerar o desmatamento até 2030, e o apoio da Noruega e de outros países parceiros é fundamental', disse a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O governo Bolsonaro fechou o Fundo Amazônia, citando irregularidades não especificadas e sem fornecer provas com ONGs que receberam subsídios.

A Noruega é, de longe, o maior doador do fundo, tendo doado cerca de 3 bilhões de reais (606,13 milhões de dólares) antes do congelamento.

Desde que o governo Lula assumiu o poder, mais 4 bilhões de reais foram prometidos ao fundo, com doadores que incluem Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, União Europeia e Suíça.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

7 H
  1. Home
  2. noticias
  3. noruega doa us50 mi para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.