Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Nos Andes sulamericanos, encolhimento do Lago Titicaca faz soar o alarme climático

Placeholder - loading - Alex Flores caminha em uma área ressecada do Lago Titicaca 26/10/2023 REUTERS/Claudia Morales
Alex Flores caminha em uma área ressecada do Lago Titicaca 26/10/2023 REUTERS/Claudia Morales
Ver comentários

Publicada em  

Por Monica Machicao e Sergio Limachi

COJATA, Bolívia (Reuters) - As rachaduras expostas no solo de partes do Lago Titicaca, o maior corpo de água doce da América do Sul e o lago navegável mais alto do mundo, situado entre as montanhas dos Andes, são uma visão alarmante para o agricultor local Manuel Flores.

Suas colheitas estão secas, os poços de água próximos também secaram durante um longo período de estiagem e seu gado está passando por dificuldades. Como muitos que vivem no entorno do lago, ele costumava se locomover facilmente de barco. Agora, atravessa o leito seco do lago.

O lago, outrora visto como uma divindade pelos povos pré-colombianos que viviam às suas margens, é um importante ecossistema para a vida selvagem e uma fonte de água para milhões de pessoas, incluindo a cidade de El Alto, a cerca de 40 quilômetros de distância para o leste.

Mas seus níveis de água estão agora em recordes mínimos históricos, agravados pelo fenômeno climático El Niño, o que significa menos chuva na região, agravando um longo período de seca e raras temperaturas elevadas.

Cientistas dizem que estas condições meteorológicas extremas estão se tornando cada vez mais comuns a nível mundial por conta das mudanças climáticas, que também intensificam os efeitos do El Niño.

“Tenho 50 anos. Nunca antes o Lago Titicaca secou como agora. Isso nos afeta, porque não há mais comida para o nosso gado e não podemos viajar de barco”, disse o agricultor Flores. “Agora temos que caminhar e as nossas colheitas já não existem porque não tem chovido desde o ano passado.”

A seca está se aproximando de níveis críticos para a agricultura da região, afirmaram agricultores e especialistas. Se não chover até o início de dezembro não haverá plantação de batatas, um dos alimentos básicos das comunidades rurais e urbanas da Bolívia.

Ao redor do lago, especialmente no menor e mais raso 'Lago Menor', as águas recuaram da costa, em parte devido à falta de chuvas, às altas temperaturas e ao recuo das geleiras andinas, cuja água derretida normalmente alimenta o lago.

Especialistas dizem que muitos dos fatores que contribuem para a redução do Lago Titicaca podem estar ligados às mudanças climáticas.

“Noventa e cinco por cento da perda de água do lago se deve à evaporação, o que mostra que esta é total ou quase totalmente causada pelas mudanças climáticas”, disse Xavier Lazzaro, especialista em sistemas aquáticos do instituto de pesquisas francês IRD.

De acordo com o MapBiomas Água, que monitora as mudanças nos corpos d'água superficiais da região há duas décadas, a Bolívia, em geral, viu uma queda de 39% em suas águas superficiais naturais, como rios e lagoas, entre 1985 e 2022.

O declínio ocorre com as temperaturas globais atingindo níveis recordes, o que afetou rios, lagos e geleiras dos Estados Unidos à Ásia.

(Reportagem de Monica Machicao e Sergio Limachi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

FOREIGNER SE DESPEDE DOS FÃS BRASILEIROS COM SHOW HISTÓRICO EM SÃO PAULO

A lendária banda Foreigner se despediu dos fãs brasileiros com um super show em São Paulo, na noite do último sábado, em uma apresentação marcada por emoção, energia e celebração. O evento, que aconteceu no Espaço Unimed, faz parte da turnê mundial de despedida do grupo e contou com a participação especial do vocalista original Lou Gramm, consolidando-se como um momento inesquecível para os fãs de rock clássico.

Como antecipado em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1 pelo próprio Lou Gramm, a passagem pelo Brasil teria um significado especial. E assim foi: ao invés de um clima de tristeza, o que se viu foi uma verdadeira festa em homenagem ao legado de uma das maiores bandas do rock americano das décadas de 70 e 80.

Double Trouble Tour aquece o público com clássicos e surpresas

A noite começou em alto nível com a abertura da "Double Trouble Tour", projeto que reuniu os vocalistas Eric Martin (Mr. Big) e Jeff Scott Soto (Yngwie Malmsteen, Journey), acompanhados pela competente banda Spektra, formada por Leo Mancini (guitarra), Edu Cominato (bateria), BJ (teclados e vocais) e Henrique Baboon (baixo).

No repertório, sucessos das bandas pelas quais os cantores passaram, como "To Be With You" e "Wild World", do Mr. Big, além da poderosa "Separate Ways", do Journey, que permitiu a Soto mostrar toda sua força vocal. A surpresa da noite ficou por conta de uma cover intensa de "Crazy", de Seal, provando a versatilidade dos músicos em cena.

Foreigner entrega performance impecável na turnê de despedida

Após a abertura arrebatadora, foi a vez do Foreigner subir ao palco — e mostrar por que ainda é referência quando se fala em rock de arena. Com uma performance carregada de emoção e qualidade técnica, Jeff Pilson, Michael Bluestein, Bruce Watson, Chris Frazier e Luis Carlos Maldonado conduziram o público por uma viagem sonora de quase cinco décadas de história.

“Arrisco a dizer que Maldonado foi o grande destaque da noite — se isso for possível diante da qualidade técnica dos outros integrantes do grupo. Fiquei impressionado ”, comentou o jornalista João Carlos Santana, da Rádio Antena 1.

A setlist, fiel àquela apresentada em outras datas da turnê pela América Latina, incluiu todos os grandes sucessos da banda (confira abaixo). E, no momento mais aguardado da noite, Lou Gramm subiu ao palco para cantar as quatro últimas músicas do show, em um ato simbólico que representou não apenas a origem musical da banda, mas também o respeito mútuo entre artista e público.

Set List - Foreigner - São Paulo, 10 de maio de 2025

1. "Double Vision"
2. "Head Games"
3. "Cold as Ice"
4. "Waiting for a Girl Like You"
5. "That Was Yesterday"
6. "Dirty White Boy"
7. "Feels Like the First Time"
8. "Urgent"
9. Keyboard Solo
10. Drum Solo
11. "Juke Box Hero" (with Lou Gramm)
12. "Long, Long Way From Home" (with Lou Gramm)
13. "I Want to Know What Love Is" (with Lou Gramm)
14. "Hot Blooded" (with Lou Gramm)

Uma despedida inesquecível e novos planos para 2026

A noite de sábado entrou para a história tanto para os fãs quanto para os músicos do Foreigner. Um evento raro, emocionante e tecnicamente impecável (com direito a solos de teclado e bateria). Mas para aqueles que ainda sonham em ver a banda ao vivo uma última vez, há uma última chance.

23 H
  1. Home
  2. noticias
  3. nos andes sulamericanos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.