Nova impressora 3D produz peças grandes em tempo recorde
Recurso deverá estar disponível em breve
Publicada em
Segundo publicação do jornal colombiano, ‘’El Espectador’’, nova impressora 3D, desenvolvida por pesquisadores norte-americanos, consegue produzir peças bem grandes de forma rápida. Em algumas horas, a tecnologia é capaz de fabricar tanto peças rígidas, como flexíveis. Por exemplo: partes de um avião, automóveis ou edifícios; e reproduz órgãos do corpo humano.
O dispositivo consegue controlar as elevadas temperaturas e utiliza raios ultravioleta para solidificar a resina, usada na fabricação de objetos.
A máquina, de quase 4 metros de altura, deverá chegar ao mercado em um ano e meio, de acordo pesquisadores da Universidade do Noroeste, em, Illinois, nos Estados Unidos.
Os cientistas prometem revolucionar o setor, já que o aparelho pode oferecer uma produtividade recorde, devido a sua velocidade de impressão.
Intitulada de HARP (Impressão Rápida de Grande Área), ela garante, também, boa resolução.
De acordo com um dos pesquisadores, é possível imprimir de modo mais rápido sem limitação de materiais e tamanho.
Como funciona
O dispositivo usa uma nova versão de 'estereolitografia', sistema que permite converter plásticos líquidos em objetos sólidos.
A HARP, por sua vez, imprime de uma maneira única: verticalmente e utiliza raios ultravioletas para solidificar as resinas líquidas, convertendo-as em plástico de alta resistência. Tal processo viabiliza a impressão de itens de diferentes tipos: flexíveis, sólidos...
SALA DE BATE PAPO