Nova pneumonia chinesa chega ao Japão
Além do Japão, foi registrado um caso da nova doença na Tailândia
Publicada em
O surto de pneumonia na China já infectou, pelo menos, 41 pessoas e registrou uma morte. A doença acometeu o país asiático desde o fim do ano passado, porém as autoridades chinesas descartaram o diagnóstico de gripe aviária ou Síndrome Respiratória.
Após, várias analises o governo chinês afirmou que a enfermidade é causada por um vírus da família dos coronavírus.
Nesta quinta-feira (16), o Ministério da Saúde do Japão confirmou o primeiro caso da pneumonia viral. O paciente esteve em Wuhan (cidade chinesa e o ponto central da doença), no início do mês.
O homem foi internado com sintomas da doença, como febre alta. Os resultados dos exames confirmaram a presença do novo vírus.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, outro caso também foi diagnosticado na Tailândia.
Segundo estudos preliminares da Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, o vírus causa “um tipo de pneumonia viral desconhecida”. O governo chinês descartou casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS).
A SARS causou uma grande epidemia, em 2002 e 2003, além do vírus transmissor pertencer a mesma origem do coronavírus. No entanto, a nova síndrome possui diferença em relação aos sintomas da SARS.
Por esse motivo, profissionais da saúde trabalham com a hipótese de a “nova versão do vírus” ser menos contagiosa do que a anterior.
Os estudiosos acreditam que a pneumonia foi transmitida por animais, como galinhas, morcegos, coelhos ou cobras.
SALA DE BATE PAPO