Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo chefe ambiental da UE promete não enfraquecer ambições climáticas

Placeholder - loading - Maros Sefcovic em conferência internacional em Belfast 18/04/2023 Niall Carson/Pool via REUTERS
Maros Sefcovic em conferência internacional em Belfast 18/04/2023 Niall Carson/Pool via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia não irá diluir seus esforços para combater as mudanças climáticas, mas precisa se comunicar melhor com os setores preocupados com o custo das políticas de redução de CO2, disse o novo chefe de política verde da Comissão Europeia nesta terça-feira.

A UE tem enfrentado resistência às políticas ambientais neste ano por parte de alguns países membros e parlamentares da UE nos últimos meses. A Polônia está processando Bruxelas por conta de políticas climáticas que, segundo Varsóvia, agravariam a desigualdade social, enquanto parlamentares de centro-direita da UE têm encampado uma campanha para acabar com uma lei europeia para proteger a natureza.

'Não vamos diluir a nossa ambição', disse o vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, numa entrevista coletiva nesta terça-feira em Bruxelas.

'O que acredito é que precisamos melhorar a nossa comunicação e sermos capazes de chegar mais rápido, mais cedo e ser mais precisos nas nossas reações a algumas das preocupações naturais que existem em alguns setores.'

Sefcovic sugeriu que a UE poderia organizar negociações entre empresas de energia limpa e setores da indústria que precisam de volumes crescentes de energia de baixo carbono. Um esforço como esse poderia ligar produtores de aço e cimento a empresas que planejam produzir hidrogênio com baixo teor de carbono, combustível no qual indústrias de combustíveis pesados apostam para reduzir as emissões de CO2.

Bruxelas também deve avaliar como facilitar o acesso ao financiamento às empresas de tecnologia limpa, disse Sefcovic, que dirige outros esquemas da UE com indústrias de desenvolvimento de cadeias de abastecimento de baterias e comprar gás em conjunto.

A enorme pressão dos Estados Unidos para subsidiar energias limpas suscitou preocupações de que os investidores pudessem fugir da Europa e destacou as queixas de alguns setores de que o processo de acesso aos subsídios ambientais da UE é muitas vezes longo e complexo.

Uma carta datada de terça-feira do grupo industrial Hydrogen Europe endereçada a Sefcovic vista pela Reuters insta o alto funcionário da UE a abordar essas preocupações.

'Muitas empresas europeias do setor da tecnologia limpa e especialmente do setor do hidrogênio já salientaram que estão muito atraídas pelas medidas dos EUA', dizia a carta.

Sefcovic assumiu a coordenação das políticas climáticas e ambientais da UE na semana passada, quando o seu antecessor, Frans Timmermans, deixou o cargo para concorrer às eleições holandesas.

A mudança de guarda ocorre em meio a um verão europeu de incêndios florestais recordes e calor mortal – que Sefcovic classificou como 'sinais sinistros' dos piores impactos que se seguirão se caso os países não consigam enfrentar as alterações climáticas.

(Reportagem de Kate Abnett)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

17 H
  1. Home
  2. noticias
  3. novo chefe ambiental da ue …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.