Novo colírio deixa mais prático o tratamento do glaucoma
O novo medicamento junta, em uma só embalagem, substâncias necessárias para o tratamento da doença.
Publicada em
A Allergan desenvolveu um colírio 3 em 1 para tratar o glaucoma. A doença é considerada a principal causa de cegueira irreversível e, por ser incurável, a forma mais efetiva de amenizar seus efeitos é o tratamento. Mas, na maior parte dos casos, o cuidado se baseia em utilizar vários colírios ao longo do dia e muitos pacientes realizam o tratamento de forma inadequada, o que prejudica o controle da doença.
Com o nome comercial de Triplenex, o medicamento é recomendado para glaucoma de ângulo aberto e hipertensão ocular que demandem o uso de terapia combinada para o controle da pressão intraocular (PIO), a principal causa da doença. O medicamento é inovador, já que junta três substâncias três substâncias (bimatoprosta, tartarato de brimonidina e maleato de timolol) dentro de uma mesma embalagem – o que facilita, e muito, o tratamento.
O colírio da Allergan age reduzindo a pressão ocular pela redução da produção do humor aquoso (líquido responsável por regular a pressão interna do olho). Isso é feito através da aplicação de uma gota do colírio, duas vezes ao dia.
“Mais de 70% dos pacientes com glaucoma utilizam mais de uma medicação [que geralmente vêm em frascos separados]. O novo colírio traz a junção de três substâncias em um mesmo frasco. Essa facilidade deve melhorar a aderência ao tratamento”, explica Wilma Lelis Barboza, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG).
O Triplenex, que já está sendo vendido no México e no Chile, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em outubro do ano passado e o lançamento oficial aconteceu nesta semana. Mas é importante lembrar de sempre consultar o seu médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
SALA DE BATE PAPO