Novo estudo aponta possíveis benefícios de uma dieta rica em fibra
Tipo de modelo alimentar preveniu infecção por gripe em camundongos
Publicada em
Um estudo da Universidade de Monash, na Austrália, feito com roedores, revelou que uma dieta rica em fibras pode auxiliar o sistema imunológico a combater a infecção pelo vírus influenza, o que causa a gripe.
As fibras auxiliam no aumento da atividade das células T, um tipo de célula do sistema imune, ao mesmo tempo, também, são capazes de prevenir uma ação exacerbada do sistema imunológico.
Aveia, folhas verdes, algumas frutas; cereais, como linhaça, chia, grãos são alimentos ricos nesse composto.
Na pesquisa, as fibras, também, tiveram impacto positivo na sobrevida dos camundongos, afetados pelo vírus.
Em caráter experimental, o material indica que dietas ricas em açúcar, gordura e pobre em fibras deixa o organismo mais predisposto a maiores infecções.
Em suma, a fibra tem um efeito modulador que ajuda na prevenção de alergias (ocasionadas por uma reação exagerada do sistema imune) e de infecções (geradas por agentes externos).
Fermentação
O motivo disso é que a fermentação das fibras aumenta a produção de um grupo específico de ácidos graxos, os de cadeia curta (AGCCs). Eles estão envolvidos no metabolismo de inúmeras substâncias. Levantamentos anteriores já haviam identificado que tal conteúdo repercute positivamente em doenças inflamatórias.
O produto de sua fermentação ativa e desliga partes distintas do sistema imunológico.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO