Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo estudo testa formas tradicionais de evitar e curar a ressaca

Entre elas, beber água e prestar atenção na ordem das bebidas que são consumidas.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Novo estudo testa formas tradicionais de evitar e curar a ressaca"
Ver comentários

Publicada em  

Apesar de ser comum, cientistas não entendem completamente como curar ou evitar a ressaca. Na ausência de evidências, as pessoas criaram muitos de seus próprios rituais, desde rotinas antes da hora de dormir, como beber bastante água, até regras rígidas sobre quando beber cada tipo de álcool – cerveja antes do vinho, por exemplo.

Um novo estudo, no entanto, fornece novos descobertas sobre a ressaca. E, a principal delas: não importa o que você beba primeiro, o desconforto após o consumo será o mesmo.

As ressacas são “uma dessas coisas que não são muito abordadas pela ciência”, diz o Dr. Kai Hensel, pesquisador de pediatria clínica sênior da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Por isso, ele e seus colegas planejaram um estudo divertido, mas rigoroso, ao longo de dois anos - muitas vezes sobre a cerveja, diz ele.

Eles queriam especificamente explorar se o conselho de beber cerveja antes do vinho, e não o contrário, realmente ajudava as pessoas a evitar sentirem-se enjoadas. Para testar a teoria, recrutaram 90 estudantes alemães de medicina e psicologia de 19 a 40 anos. Para uma comparação mais precisa, cada pessoa foi comparada a duas outras do mesmo sexo e mais ou menos da mesma idade, índice de massa corporal e hábitos de consumo.

Depois que todos comeram uma refeição saudável, um membro de cada grupo de três pessoas bebeu cerca de 2,5 litros de cerveja lager (até atingirem uma concentração de álcool no ar expirado de 0,05%), seguido por cerca de quatro copos de vinho branco, a uma concentração de de 0,11%). Enquanto isso, outro membro do grupo bebia na ordem inversa. A terceira pessoa serviu de controle, bebendo apenas cerveja ou apenas vinho. Todos receberam água fria para beber e foram para a cama.

Depois de uma semana de sobriedade (e recuperação), todos fizeram o oposto do que tinham feito no experimento anterior.

Durante cada sessão de bebida, as pessoas avaliavam seus próprios sintomas relacionados ao bem-estar e à bebida. As pessoas relataram sintomas como dores de cabeça, náusea, tontura e fadiga, e 21 pessoas vomitaram em algum momento durante o estudo.

Os pesquisadores não encontraram diferenças significativas entre os grupos. Não parece importar se alguém bebeu cerveja ou vinho primeiro, diz Hensel. No entanto, as mulheres tendiam a se sentir pior do que os homens.

Curiosamente, as medidas de concentração de álcool no ar expirado também não estavam fortemente relacionadas com a força de ressaca

Os resultados sugerem que uma abordagem de senso comum é a melhor maneira de evitar uma ressaca intensa. As diretrizes americanas recomendam que aqueles que bebem o façam moderadamente, ou seja, não mais que uma bebida por dia para mulheres ou duas por dia para homens.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. novo estudo testa formas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.