Novo filme sobre Nina Simone reacende polêmica com atriz
Para muitos, Zoe Saldana não tem o tom de pele ideal para interpretar a cantora
Publicada em
O novo filme – desta vez longa-metragem – sobre Nina Simone, intitulado “Nina”, chegará às telas norte-americanas no dia 22 de abril e ganhou novo trailer na semana passada. A divulgação do trabalho, contudo, trouxe novamente a discussão sobre Zoe Saldana, atriz que interpreta a cantora, na produção.
Desde que foi anunciado, ainda em 2012, “Nina” causou debate a respeito da intérprete escolhida para protagonizar o filme. Críticos e familiares de Nina Simone consideraram ofensivo o fato de Zoe Saldana ter a pele muito mais clara que a voz de “Feeling Good”.
Além disso, afirmaram que a decisão é uma tentativa de “branquificar” a artista e uma representação da falta de diversidade em Hollywood. Mensagens sugeriram nomes de outras atrizes, como Viola Davis e Uzo Aduba, para o papel.
Com o recente trailer – no qual Saldana aparece com a pele mais escura e o nariz aumentado – vieram as novas discussões sobre o assunto. A atriz se defendeu no Twitter e acabou sendo hostilizada pela conta oficial de Nina Simone na rede, mantida por seus herdeiros.
O fundador e presidente do conselho da RLJ Entertainment, Robert L. Johnson , disse que Zoe Saldana, que tem heranças étnicas de Porto Rico e República Dominicana, não deveria ser julgada pela cor de sua pele, mas por sua atuação.
“A coisa mais importante é que a criatividade ou qualidade da performance nunca deve ser julgada em termos de cor, etnia, ou aparência física”, declarou Robert.
O longa “Nina” ainda não tem data de estreia divulgada no Brasil.
Confira a seguir o trailer do filme “Nina”, que conta a história da cantora Nina Simone:
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO