Novo recurso da Uber passa a valer nos EUA
Motoristas do aplicativo na Califórnia já podem determinar o valor da corrida
Publicada em
Motoristas da Uber na Califórnia, nos Estados Unidos, já estão testando uma nova opção disponibilizada pela plataforma. A função permite que o próprio condutor determine o preço da corrida. O valor pode ser até cinco vezes maior que o preço fixado pelo aplicativo.
De acordo com a empresa, a nova medida tem como objetivo abrandar as restrições do Projeto de Lei 5 – o Assembly Bill 5 (AB5). A proposta exige que a firma trate os profissionais como funcionários e não como contratados autônomos.
A nova função começou a valer na última terça-feira (21) para profissionais que trabalham nos aeroportos de Santa Barbara, Palm Springs e Sacramento.
No entanto, os usuários não serão prejudicados. Quando o passageiro solicitar a corrida, a plataforma encaminhará o motorista com o menor preço.
A escolha do valor da viagem pelo próprio condutor não foi a única medida tomada pela Uber em resposta à AB5.
De acordo com o Wall Street Journal, a proposta da Lei 5 é uma forma de impedir que os trabalhadores sejam manipulados pela empresa. Já a Uber, acredita que com o novo método, os profissionais conquistem autonomia, pois terão liberdade para cobrar o preço desejado.
A Uber está fazendo testes em outras cidades para decidir se o serviço será expandido. Ainda não há previsão do recurso no Brasil.
SALA DE BATE PAPO